Chapada...


Fui conhecer mais um lugar lindo desse nosso Brasil maravilhoso!!
Desta vez fui conhecer a Chapada dos Veadeiros, norte de Goiás.

Que natureza incrível!! Terra seca, mas com uma biodiversidade de deixar qualquer um impressionado.
Ali no cerrado, se encontra somente 33% da biodiversidade brasileira!!
Além de ser um dos lugares do mundo com maior intensidade de reflexo luminoso do sol, aqui o índice de radiação é altíssimo, devido a alto índice de cristais de quartzo no solo, que funciona como um espelho.
Aqui é uma das áreas geológicas mais antigas do planeta.
Estamos a 1670 metros acima do nível do mar. Um exagero de plantas, flores, arbustos, ciprestes...naquela terra que já foi oceano há bilhões de anos..
Uma coisa impressionante, que nos faz refletir sobre a constante mudança do nosso planeta.
Por mais que se fale, ela é ciclica mesmo, tem seus segredos, e a ciência ainda está engatinhando para desvendar seus mistérios...

Conhecemos um vilarejo pequenino de 600 habitantes, chamado São Jorge, distrito de Alto Paraíso, que fica ao lado da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Um lugar simplesmente delicioso!!
Pessoas simples, alegres e hiper-tranquilas...uma delicia ficar ali...e conversar, conversar...rsrsr

Ali encontramos cachoeiras incríveis, as mais diversas paisagens...delicia para os amantes de aventura...em cada lugar uma queda dágua mais bela que a outra, piscinas naturais, água pura potável...paraíso mesmo...
O Parque Nacional é um passeio imperdível. Tido como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, é uma preciosidade intocada que compõe a área de reserva de biosfera de Goiás.
Local organizado, com guias experientes, aliás queria agradecer a todos que nos atenderam no parque, e principalmente nosso guia Sr Dedé, que nos ensinou muito sobre o bioma do cerrado, as plantas medicinais e foi nosso mestre nos dando dicas nas travessias perigosas, nos desfiladeiros, e cuidou do grupo com todo carinho e atenção. Tudo regado a muita alegria, muita prosa, muitos "causos" e muita simpatia...e deixou para o final uma surpresa...oferecendo ao grupo um pedaço de rapadura caseira deliciosa...inesquecível !!!

Passamos por lugares de uma beleza impressionante, grandes canyons de rocha antiga, quedas dágua enormes, e cachoeiras de água puríssima, cercada de uma vegetação única.

Foi uma experiência deliciosa, que me faz refletir sobre a generosidade divina... e de como cada local, com sua gente, sua energia emana uma beleza autêntica que precisa ser respeitada, e cuidada com muito amor...
Todos que amam a natureza voltam de lá repletos de luz e de alegria no coração...como crianças felizes rsrs...
Valeu demais :)
Amor
Lilian
Visitem : www.infochapadadosveadeiros.com.br para maiores informações !!

Comentários