Harmonia...

"Leva tempo até você crescer, amadurecer chegar a uma maturidade em que possa dizer sim e continuar sendo livre, em que você possa dizer sim e continuar sendo único e não se tornar um escravo.

A liberdade que se consegue dizendo não é uma liberdade muito infantil. Ela é bom para quem tem de 7 a 14 anos de idade. Mas se a pessoa ficar presa a isso e sua vida inteira se torna uma sucessão de nãos, então ela parou de crescer.

O crescimento supremo é dizer sim com tanta alegria quanto uma criança diz não. Essa é a segunda infância. E aquela pessoa que consegue dizer sim com tamanha liberdade e alegria - sem nenhuma hesitação, sem nada que a prenda, sem qualquer condição, com alegria pura e simples, com um sim puro e simples - tornou-se sábia. Ela vive em harmonia novamente.
E essa harmonia tem uma dimensão completamente diferente da harmonia das árvores, dos animais, dos pássaros.

Eles vivem em harmonia porque não podem dizer não, e o sábio vive em harmonia porque ele não diz não. Entre os pássaros e os budas estão todos os seres humanos - não crescidos, imaturos, infantis, estancados em algum lugar, tentando ainda dizer não para ter uma certa sensação de liberdade. (...)

Qual a minha definição de certo? Aquilo que está em harmonia com a existência é certo e aquilo que está em desarmonia com a existência é errado.
Você precisa estar o tempo todo muito alerta, porque isso terá que ser decidido a cada instante. Não pode depender de respostas prontas para saber se algo está certo ou errado."
Osho em Faça seu Coração Vibrar

Comentários