Vidas predeterminadas?


Osho, nossas vidas são predeterminadas ou não?

"Nossas vidas são ambas, predeterminadas e não são. Ambas, sim e não. E ambas as respostas são verdadeiras para todas as questões acerca da vida.
De uma certa forma, tudo é predeterminado. O que quer que seja físico em você, material, que quer que seja mental, é predeterminado.
Mas algo em você permanece constantemente indeterminado, impredizível. Este algo é a consciência.
Se você está identificado com seu corpo e com sua existência material, na mesma proporção você é determinado por causa e efeito. Então você é uma máquina.
Mas se você não está identificado com a sua existência material, nem com o seu corpo ou a mente - se você pode sentir a si mesmo como algo separado, diferente, acima e transcendente ao corpo e a mente- então esta consciência transcendente não é predeterminada. É espontânea, livre.

Consciência significa liberdade.
Matéria significa escravidão.

Logo depende de como você define a si próprio. Se você diz: Eu sou apenas o corpo. Então tudo a seu respeito é completamente determinado.
Uma pessoa que diz que o homem é apenas o corpo, não pode dizer que o homem não é predeterminado. Habitualmente, as pessoas não acreditam em predeterminação. O que eu digo, portanto pode parecer muito contraditório. Mas ainda assim, é o caso.

Uma pessoa que tenha conhecido a consciência, conheceu a liberdade. Portanto só uma pessoa espiritual pode dizer que não há absolutamente determinação. Essa realização surge apenas quando você está completamente não identificado com seu corpo.

Se você sente que é apenas uma existência material, então nenhuma liberdade é possível. Com a matéria nenhuma liberdade é possível. Matéria significa aquilo que não pode ser livre.
Ela deve fluir na cadeia de causa e efeito.
Uma vez que alguém tenha alcançado a consciência, a iluminação, ele está completamente fora do domínio da causa e do efeito. Ele torna-se absolutamente impredizível. Você não pode dizer nada sobre ele. Ele começa a viver cada momento; sua existência torna-se atômica."
Osho em Psicologia do Esotérico

Comentários