O Buscador sincero...



"É tão bom quando você sente que o buscador é sincero em sua busca. É como uma banho revigorante sobre o Mestre. Ao contrário dos outros buscadores, o buscador sincero não "pesa" sobre o Mestre.

É como se eles fossem colegas de longo tempo. Um, um pouco mais avançado que o outro. Mas os dois com a mesma potencialidade, a mesma capacidade, a mesma devoção pela Verdade. Sem esta devoção, sem este fogo interior que queima por dentro, sua busca está fadada a ser sempre superficial, sempre fútil, uma coisa da moda ou algum tipo de fuga.

Já o buscador sincero queima com motivação e energia. Ele sabe que ainda não sabe, mas tem uma certeza interior que é só uma questão de tempo para que ele possa descobrir do que se trata tudo isto.

O buscador sincero não é sério. Ele tem a convicção de que a busca é mais um tipo de brincadeira que a vida lhe proporcionou.Ele é criativo, não dogmático, é prático, aproveita de cada situação para desenvolver sua capacidade de insight. Brinca com seus insights. Sabe que cada novo insight pode levar a uma infinidade de novos insights, mas mantém os pés firmes no chão, pois sabe que insights não são a Verdade.

Insights são ponteiros, maneiras de ver a Verdade. Há inúmeras, e este olhar de vários ângulos, faz com que a mente, que quer sempre fixar a Verdade em um único ponto, fique sem ação.

A mente (identificação) finalmente rende-se ao buscador sincero pois não há como ela sobreviver a tal abordagem, tão aberta a Vida, não há como ela sobreviver quando se está olhando para a Vastidão da Verdade sem nenhum ponto de vista fixo!"

Diálogos com Swami Nirav Kanan

Comentários