Sua essência - O Buda.



"Quando a gente diz assim: -Que o mundo nos desgraça...estava tão meditativo...tão bem em casa...
Na verdade o Ser naquele momento ali, é um castelo de areia.

Não existe lá fora...está tudo dentro.
O lá fora, é só convite, e um alerta, um pisca-pisca. Dizendo: Ei, você está se identificando com tudo que está fora de ti.
Vai para dentro, porque se não for para dentro, o de fora vai te incomodar sempre..

O de fora não incomoda. Você se incomoda até estando dentro do teu quarto. Quem te incomoda é sua própria mente.
O mundo é a mente. (...)
A mente é o problema, não o de fora.

Osho diz no livro Tantra - a Suprema compreensão: "A raíz de todos os problemas é a mente."
Não é o mundo.O mundo é só um teste para ver como é que está a tua mente. Só um teste.

Se você está se incomodando com o mundo, então vai ter que descobrir um pouquinho mais do seu Buda, terá que se aproximar mais dele.
É o único jeito. Do contrário: - O mundo é tentador, o mundo me distrai, é um feitiço...eu não queria fazer, mas eu fui seduzido, eu não queria, mas ele/ela me incomodou...

Na verdade, o mundo é uma dádiva, é uma grande oportunidade.
Sem o mundo você não teria oportunidade de se aproximar do Buda.

Essa é a grande dádiva, a grande pérola, inclusive que o budismo diz: "O nascimento precioso como ser humano. É a possibilidade de ter uma mente e a possibilidade de sofrer com ela."

A possibilidade de sofrer com a mente é a possibilidade de ir além da mente.
Sem ter uma mente, você não vai além da mente.
Sem ter uma bola na mão, você não pode atirar essa bola fora. Para atirar a bola fora, precisa tê-la na mão.

Precisa ter essa coisa que te cria uma possibilidade de estarmos no céu ou no inferno.
Nenhum outro ser tem essa possibilidade. Nenhum outro animal, nenhum pássaro, ninguém tem essa possibilidade de notar que existe um céu e um inferno. E de dizer EU SOU.
EU estou aqui. Está acontecendo isso comigo. Só nós.
É uma mente especial. É uma mente dotada do Buda dentro dela.

Mas é uma pena, que tão poucas pessoas, sentem essa necessidade, ou esta intuição, de que dentro dessa mente tem uma pérola, que vai te dar um presente maravilhoso, de olhar para a vida de um jeito muito especial, como jamais ninguém viu.

Da mesma mente que te leva para o inferno, pode te levar ao paraíso.
Quando? Quando ela vislumbra que a possibilidade maior dessa vida é se aproximar do teu próprio coração, onde mora o Buda, onde mora o Cristo, onde mora a alma, onde mora a essência."
Swami S. Naseeb

Comentários