A Vontade de Deus...


Pergunta : Pode descrever para nós o que é que ensina?

Ramesh : Posso realmente resumi-lo numa só frase. A frase na qual meu ensinamento inteiro é baseado é: "Seja feita a vossa vontade", como diz Jesus.

Ou, como dizem os muçulmanos, “Inshallah ", A Vontade de Deus."

Ou nas palavras do Buddha: "Os eventos acontecem, ações são feitas, não tem nenhum individuo que age".

Veja, o conflito básico na vida é: "eu sempre faço tudo direito então quero minha recompensa, ele ou ela sempre fazem algo errado então deveriam ser punidos". Essa é a vida, não é assim?

Pergunta: Bem, certamente acontece muito.

Ramesh : Essa é a base daquilo que eu observei. O problema inteiro surge porque alguém diz , “Eu fiz algo e portanto mereço uma recompensa, ou ele fez algo e portanto eu quero puni-lo pelo que ele fez".

Pergunta: Como leva as pessoas compreender isso, que não há aquele que age?

Ramesh : Isso é muito simples. Se analisar qualquer ação que você considera ser sua ação, você vai descobrir que é uma reação do cérebro a um evento externo sobre o qual você não tem nenhum controle.
Um pensamento vem - você não tem nenhum controle sobre o pensamento que chega. Algo é visto ou é ouvido - você não tem nenhum controle sobre o que você verá ou ouvirá em seguida.
Todos os esses eventos acontecem sem teu controle. E então o que acontece? O cérebro reage ao que pensou ou à coisa que é vista, ouvida, provada, cheirada ou tocada. A reação do cérebro é o que você chama "sua ação." Mas, de fato, isto é meramente um conceito.

Pergunta : Qual é a diferença então entre os pensamentos, sensações e ações de uma pessoa iluminada e de pessoa não iluminada ?

Ramesh: Acontece a mesma coisa. A única diferença é que, no caso do sábio, ele entende que é isso que acontece. Portanto ele sabe que não há nada que ele esteja fazendo, as coisas simplesmente acontecem.

O sábio sabe que "eu não faço nada." Mas o homem comum diz, "faço coisas ou fazem coisas. Portanto quero minha recompensa e quero que eles sejam punidos." A recompensa ou castigo dependem da idéia que eu, ele ou ela fazemos coisas.

Pergunta: Posso entender através de minha própria experiência que nós não temos qualquer controle sobre qual pensamentos nem sentimentos que surgem. Mas às vezes uma ação segue outra, às vezes não, e me parece que existe uma grande diferença entre quando um pensamento meramente surge e quando é empreendida uma ação que envolve uma outra pessoa.

Ramesh: A ação que acontece é o resultado da reação do cérebro ao pensamento. Se é, é simplesmente a testemunha do pensamento e o cérebro não reage àquele pensamento, então não há nenhuma ação.

Pergunta: Mas se, como você diz, não há ninguém que decide como responder, então o que é que causa o manifestar-se de uma ação?

Ramesh : Uma ação acontece se for vontade de Deus que aconteça. Se não está em sua vontade, a ação não acontece.

Pergunta: Quer dizer que cada ação acontece por vontade de Deus?

Ramesh : Sim, é a vontade de Deus."
Ramesh Balsekar em Satsang

Comentários