Meditação e Religião...


"A meditação é um puro método científico. Na ciência você chama a isso de observação, observação dos objetos. Quando você se volta para dentro, é a mesma observação, mas dando uma volta de 180 graus e olhando para o interior. A isso chamamos de meditação. Não é preciso um deus, nem é preciso uma Bíblia. Você não precisa ter um sistema de crenças como pré-requisito.

Um ateu pode meditar como qualquer outra pessoa, porque a meditação é apenas um método para se voltar para dentro.

Você não acredita em Deus? Isso não é um obstáculo à meditação. Não acredita na alma? Isso também não é um obstáculo à meditação. Não acredita em coisa alguma? Isso também não é obstáculo. Você pode meditar, porque a meditação simplesmente diz como se voltar para dentro: não importa se ali existe ou não uma alma, se existe ou não um Deus.Uma coisa é certa: você existe. Quem é você? Entrar em si mesmo é meditação - entrar mais fundo em seu próprio ser.

Talvez ele seja apenas momentâneo; talvez você não seja eterno; talvez a morte ponha um fim a tudo. Não impomos nenhuma condição na qual você deva acreditar. Dizemos apenas que tem de experimentar. Simplesmente tente. Um dia, acontece: os pensamentos não mais estão presentes. E subitamente, quando os pensamentos desaparecem, o corpo e você estão separados - porque os pensamentos são a ponte. Através deles você se une ao corpo; esse é o elo. De repente você desaparece - você está presente, o corpo está presente, e há um abismo infinito entre os dois. Então você sabe que o corpo morrerá, mas que você não pode morrer. Isso não é algo como dogma, não é um credo; é uma experiência - incontestável. Nesse dia, a morte desaparece; nesse dia, a dúvida desaparece, porque , agora, você não tem que estar sempre se defendendo.

Ninguém pode destruí-lo, você é indestrutível. Aí surge a confiança, ela transborda. E confiar é estar em êxtase; confiar é estar em Deus; confiar é sentir-se preenchido. Por isso não digo para cultivar a confiança. Digo para experimentar a meditação".

Comentários