As teias da mente...


"Participante: Eu estou aqui porque não quero renascer...
Karl Reinz: E, precisamente por causa deste desejo, isto acontecerá.

P: O quê?
Karl: O desejo de evitar algo é sempre o comando que o faz acontecer.

P: Então, diga-me, como libertar-me deste desejo...
Karl: Não, você não pode libertar-se de nada.

P: ...ou como eu posso sair disto.
Karl: Você não pode sair. Mas você pode se devotar a não se libertar de nada, e não sair! Isto é tudo. Isto é autorrealização. A autorrealização está percebendo que você não pode escapar do que você é. Recoste-se e aprecie. Não haverá ninguém mais que possa faze-lo.

P: Se eu pudesse desfrutar a vida, eu não estaria aqui.
Karl: Você está aqui porque você não tem escolha. Você não pode fazer de outra forma. Você é a liberdade que não tem escolha de como se expressar. Se ela tivesse uma escolha, não seria a liberdade. Aprecie este estado sem escolha, esta inevitabilidade de sua existência. Esta é a apreciação real: ver que você nunca pode mudar o que você é.

P: Para mim isto é mais ou menos o oposto da apreciação.
Karl: Posso apenas dizer a você: aquilo que você é desfruta cada momento e o oposto de cada momento. Regozija-se completamente. E este que pensa que não está apreciando a si mesmo é também parte da apreciação.

P: O fato que eu sou parte de algum tipo de prazer não me leva a parte alguma. Quero ser aquele que desfruta.
Karl: Aquilo que você é desfruta também da não apreciação!

P: Isso parece ser uma trama complicada.
Karl: Você está certo. É uma trama complicada.

P: Obrigado.
Karl: Mas quem a tece? a aranha, é você! Você está tecendo a infindável rede de pensamentos cósmicos e formas. O momento virá quando você pensar: “O que significa essa teia? E, de qualquer maneira, quem a tece? Acho que sou eu mesmo que a está tecendo! É isto!” No despertar do ‘eu’, a trama começou. Você é a fonte desta trama infindável de guerra e paz: toda a teia da criação. Você é o tecedor de cada pensamento e cada forma. Mas, na realização repentina de que você é, toda a teia é sugada de volta. Uma vez que isto seja visto, não há mais nem mundo nem teia.

P: Você espera que eu o siga?
Karl: Não, de forma alguma. Eu não estou aqui para ajudá-lo a entender alguma coisa.

P: Mas?
Karl: Estou sentado aqui de forma que aquele que pensa que pode entender desapareça no não entendimento.

P: Antes de desaparecer, eu gostaria de receber algumas soluções.
Karl: Eu não dissolvo nada. Ao contrário. Eu crio nós.

P: Sim, eu percebo isto.
Karl: Eu não estou aqui para dissolver nós. Eu crio nós. Eu ato tantos nós em seu cérebro que você pode repentinamente perceber que é impossível desfazê-los. Assim você pode abandonar as tentativas e simplesmente se tornar tranquilo. Uma vez que esteja completamente tranquilo, quem se interessa se existiam palavras, ou renascimentos, ou teias, ou nós e dissoluções?"
Karl Reinz em Without a Second

Comentários