O Despertar - Mooji


"O que significa estar Desperto?

É simplesmente estar desperto para a nossa natureza eterna, ao nosso Ser eterno.
Compreender que não somos nossos condicionamentos, não entender isso unicamente, intelectualmente ou mentalmente, mas realmente ser uno com esta compreensão, dentro do nosso coração.

O que se pode dizer sobre o Despertar é que, você não é quem acredita que é, ou quem tem sido condicionado a crer que é, ou seja, uma determinada pessoa, homem ou mulher; que tem uma certa certa educação, tem certos pais, acredita em certas coisas, ou tem uma certa religião, que tem sonhos, que tem memórias, lembranças, e que tem um forte sentido de identidade, baseada na memória. Todas essas coisas nos dão um certo sentido de quem somos, nosso lugar particular no mundo.

Existe algo mais profundo que a personalidade, ou por trás do "eu mental", que não é nosso ser pensante. A mente é como nosso aspecto pensante ou o ser pensante. Mas por sermos conscientes dos nossos pensamentos, deve haver algo mais profundo que a mente pensante.

Alguém que está desperto, é totalmente uno com a consciência, que é independente da mente pensante, é um estado puro de Ser, não é um estado de "fazer", é um estado de completa consciência.

A consciência não pode realmente ser descrita, porque todas as descrições das diferenças e a percepção tem lugar na Consciência.
Então, Consciência não é uma coisa, não pode ser estudada, porque tudo o mais ocorre na Consciência, e passa através da Consciência.
Então, de fato seria como pedir a uma nuvem que interpretasse o céu; ou como se muitas nuvens se reunissem para transmitir uma compreensão ou expressar a realidade do céu infinito.
Não é possível porque o céu é permanente as nuvens não são, elas vem e vão. Então, se temos um pensamento ou idéias sobre quem somos nós, são como nuvens, não são permanentes, estão mudando constantemente.

E existe uma verdade dentro de nós que não muda, que não precisa mudar, que está mais além do que muda ou do que não muda. É um espaço de equilíbrio perfeito, e não quero usar muitas palavras para nomeá-lo, porque não há palavras ali, é o Ser perfeito e todos os seres humanos, todos os seres vivos, provém deste lugar, dessa Fonte.

Despertar, significa estar completamente consciente e desperto a esta Verdade.
Não como um pensamento, não como uma filosofia, não como uma crença, se não como uma experiência direta. A isto se chama Despertar.

A oportunidade e o desafio para os seres humanos, é ir além da identidade condicionada: "eu sou o corpo" e dar-se conta que " eu sou o Ser".
Quando damos este passo e nos damos conta que " eu sou o Ser", "eu sou o Espírito e não sou a forma", então uma imensa alegria e paz tomam conta de nós, há uma alegria natural dentro de nós, que nos abre para compartir esta compreensão com outros seres."

Comentários