O Espaço e o Vento - Mooji


"Participante: Eu gostaria de ser o Buda brasileiro que você falou ontem, mas..a minha mente é muito ativa, ainda... É normal se passar por uma fase, quando a gente já sente o observador, um sentimento muito constante de nostalgia e solidão? É a mente que sente essa solidão ou é o observador?

Mooji: Boa pergunta. Primeiramente tenho boas notícias para você, mesmo se sua mente esteja ocupada, cheia, isso não significa que você não possa ser livre. A maioria das pessoas dispensa muito esforço para controlar ou apaziguar a mente, a maioria falha ou tem um sucesso limitado.
O mais importante é realizar que a mente em si mesma, é irreal. Isso é uma descoberta revolucionária, porque todos acreditamos na mente.
A mente é seu computador pessoal. Você o toma como referência para qualquer coisa. Até mesmo para a Verdade, você se refere a mente.
Nós damos uma importância tremenda para mente. Nem existe algo chamado "sua mente", há somente "mente". A "sua mente" é a sua identificação com a mente, que te dá uma sensação de ter uma mente particular. Então, você diz: Minha mente está agitada, está se movendo constantemente, mas o Buda não tem uma mente agitada, então, eu ainda não sou o Buda. Isto acontece porque você põe o foco na mente que se move, ao invés daquele que está consciente da mente que se move.

Você não pode ser a mente que se move.
Você não pode ser nem a mente apaziguada.
Porque você é aquilo que testemunha o movimento ou a calma da mente.
Me questiono se vocês estão me acompanhando... todos estão preocupados em manipular a mente.

O Self é como espaço, mente é como o vento...é da natureza do vento mover-se. Espaço não se move. O vento não existe sem o espaço, mas o espaço existe com ou sem o vento. O espaço não é afetado pelo movimento do vento, nem que seja um tornado.

O Self é como espaço.
Mente e pensamentos são como o vento.

Deixe os ventos da mente se moverem como bem quiserem..quem pode controlar o vento?
Por acaso o espaço briga com o vento?
O espaço sofre com o movimento do vento?
Você enquanto observador dessa mente que se move como o vento, você não se move... mas quando você se identifica com essa mente que se move, você sente como se estivesse se movendo...
A isso chama-se : Esquecer a sua natureza original, e é isso que causa sofrimento."
Mooji em Satsang

Comentários