Papaji responde...

"Pergunta: O que acontece quando uma pessoa Self-realizada deixa o corpo? Se não há necessidade para reencarnar, para onde ela vai?

Papaji: Não há algo como uma pessoa Self-realizada. Quando não há a “pessoa” o Self é realizado. Quando não há a “pessoa” a questão de ir ou vir não pode surgir. O corpo é um aparecimento no Self. Quando o corpo desaparece o Self permanece, e isso é como sempre foi. Realização é o entendimento “Eu não sou este corpo que vem e vai, eu sou esta permanência, esta realidade imutável na qual o corpo e tudo mais também aparece.”
Pergunta: O que é o Jiva ou a alma que reencarna numa pessoa não iluminada?

Papaji: O jiva é esta entidade que clama ser sua todas as atividades do corpo e da mente. Se você morre sem encontrar quem e o que você realmente é, este jiva, junto com todos os seus desejos e medos acumulados, encontrará outra forma para invadir e perturbar.

Pergunta: Nos falaram que às vezes uma alma não encontra um veículo apropriado imediatamente: pode haver um tempo longo entre deixar um corpo e entrar em outro. O que acontece com o Jiva durante este período? Nós estamos cônscios enquanto neste “intervalo”?

Papaji: Um jiva pode encontrar outra forma quase imediatamente ou pode levar varias centenas de anos. O que acontece neste período? Ele goza ou sofre em acordo com seu karma, do mesmo jeito que isso acontece quando ocupa um corpo humano. Em qualquer forma ou mundo que o jiva exista, ele estará sempre se alternando entre prazeres e dores.

Pergunta: Se nossa natureza é SAT-CHIT-ANANDA (Verdade - Consciência - Êxtase) – por que nós deixamos este estado bem-aventurado e assumimos a forma corporal, aprendendo através de tantas vidas o que provavelmente já sabemos de inicio? Algumas vezes eu sinto que só quero ir para casa. Onde é minha Casa?

Papaji: Por que assumir que você deixou Sat-chit-ananda? Uma suposição desta lhe traz um problema sem fim. Por que não ter a convicção de que você sempre esteve em “casa”, de que você sempre tem estado em bem-aventurança, e sempre estará? Se você deixar ir esta idéia de que pegou uma forma corporal, você descobrirá que sempre esteve em Sat-chit-ananda.

Pergunta: Por que nós não nos lembramos nada das nossas vidas passadas?

Papaji: Algumas pessoas lembram, a maioria não. Relembrar o passado mantém você no passado. Quanto menos você lembrar do passado, melhor será para você.

Pergunta: Que tipo de reencarnação vem para alguém que comete suicídio?

Papaji: “Sui” significa “Self”. O suicídio real será extinguir a vida deste “self” que você pensa que é. Se você puder fazer isso, não haverá mais mortes e renascimentos. Se você simplesmente matar o corpo, você rapidamente encontrará um novo corpo para continuar seu sofrimento."
Papaji em Satsang

Comentários