A mente tem pensamentos, não você...

A mente tem pensamentos, não você.
"Você” tem maus sentimentos, ou simplesmente há pensamentos e sentimentos surgindo na atenção, na consciência presente. 

O sol “tem” nuvens ou tempestades? 
É a mente que tem pensamentos, não você. Você está simplesmente consciente da mente. É como deitar-se na grama olhando para as nuvens. 

Você “tem” nuvens? Elas são “suas” nuvens? 
Não. De jeito nenhum. Você não se identifica com elas, e elas simplesmente passam. 
Você, como o conhecedor delas não é afetado. Assim, pensamentos geram outros pensamentos, mas você é o conhecedor deles. 

Você é o espaço no qual eles aparecem e desaparecem. 

O que acontece ao sol quando as nuvens vêm e vão? 
A consciência é perturbada com o surgimento dos pensamentos? 

Ela está lá antes, durante e após os pensamentos. 

Ela é você. Você é ela, a consciência. Sua natureza real é imperturbável.

Pergunta:Como se descobre em você aquilo que não é afetado pelo pensamento?
John: Simplesmente observando tudo o que acontece na mente. Todos os pensamentos, sentimentos que passam por você, que apenas observa cada um deles e deixa passar.

Questione e descarte todos os pensamentos auto-centrados. Todos aqueles pensamentos em que aparentemente surgem de você mesmo. São miragens. Não tem verdade em si mesmos. Aliás, todos os pensamentos são miragens, não tem vida própria apenas acontecem para a consciência que os observa. A consciência os alimenta, dá-lhes atenção ou não. Se recebem atenção, crescem, se não recebem atenção passam;

Permanecer centrado no centro Crístico, centro Búdico é permanecer observando tudo o que surge na mente sem se identificar com nenhum deles. Permanecer silencioso internamente é ocupar a dimensão da Verdade; 
Esta Verdade é a Única verdade, a dimensão da Unicidade da Consciência não identificada. O centro de Paz em cada um de nós.

Pergunta: Como posso reconhecer essa verdade em um momento em que estou identificado com a mente?
John: Não se preocupe com isso. Se você descobrir esta dimensão da consciência não identificada uma única vez, você se transformará. E mesmo que você se identifique, esta mesma consciência se manifestará e você rapidamente se centrará novamente. Não se preocupe com isso.
Aquilo que parece ser real, na maioria das vezes não é. No momento em que  você identifica o que não é real, o real se apresenta por si só.
Imaginar uma coisa não significa que ela exista realmente.

Permaneça confiante e compartilhe com amigos que estão neste caminho espiritual. Esta convivência aguça o feedback da verdade em vocês, e permaneçam confiantes.

Agora vá fundo nisso. Seus pensamentos e estados emocionais obscurecem o fato de ser? Se você foca nas nuvens e dá toda realidade ás nuvens, você lamentará as nuvens para sempre. 
Volte-se para o sol, e as nuvens serão irrelevantes.
Não entre em luta com os pensamentos. Mude o foco para aquilo que já é livre dos pensamentos. É como um jato furando as nuvens, e de repente tudo está claro e aberto. Você não se liberta, você descobre através de um exame profundo que sua liberdade já é presente.
Pensamentos não são relevantes. A presença ou não dos pensamentos não faz nenhuma diferença.

Pergunta: Mas durante a tempestade, esse ir e vir de pensamentos é que me deixa louco!
John: Não caia nisso! Eu? Louco? Soa como um monte de pensamentos auto-centrados flutuando nisso que está sempre livre e claro. Veja isso agora.
Vai e volta é uma total ilusão. Isso só é assim porque todo o foco está indo para a mente. Ponha o foco na fonte real, a atenção em si mesma e o obter está terminado. Isso pode ser realizado em um momento de visão clara do que está acontecendo.
Assim, olhe até que isto seja visto e você resolverá isto para sempre.

Pergunta: Eu acho que preciso continuar olhando enquanto permanecer alguma dúvida. E ainda acontecem algumas vezes onde isso é perdido em um monte de pensamentos. Então isso se torna insuportável.
John: Sim, o foco cai nos pensamentos auto-centrados e a claridade sempre-presente fica escondida. Mas ela permanece lá. Uma vez isso seja visto, você será incapaz alimentar o que é falso. O jogo acabou. 

Questione tudo que a mente diga sobre quem você seja. 

Mantenha-se na única coisa que não pode ser questionada, o fato inegável de seu próprio Ser."
John Wheeler em Satsang

Comentários

  1. Muito bom este texto, acho que o grande ensinamento é "Questione e descarte todos os pensamentos auto-centrados. Todos aqueles pensamentos em que aparentemente surgem de você mesmo. São miragens.".
    Deve ser nossa pratica cotidiana, não devemos esquecer.
    Obrigado. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamentos são só isso...pensamentos rsrs
      Não os leve a sério... observe-os, e tudo se resolve.... ;) Bjosss

      Excluir
  2. Olá, passando para agradecer a amizade e o carinho neste ano que se acaba, e desejar que 2013 seja um ano repleto de bênçãos e realizações, com muita paz, amor, prosperidade, saúde e alegrias!! Feliz Ano Novo!!

    Beijos!!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari querida obrigada sempre por seu carinho, sua luz !! Feliz Ano Novo cheio de amor e paz em seu coração!! Tudo de bom prá você querida e todos os seus!!! Bjoss♥

      Excluir

Postar um comentário