Ensinamentos - Sri Ramakrishna

"* - Deus
Deus mora em todos, mas mantenha-se afastado daquelas de mente perversa. Deus está até mesmo num tigre, mas ninguém vai abraçar o tigre por causa disso.

*- Mente e YogaA não ser que a mente se torne estável, não pode haver yoga. 

É o vento do mundo que sempre perturba a mente, semelhante à chama de uma vela. 

Quando a chama está imóvel, diz-se que uma pessoa atingiu yoga.

* - Caminhos
Há inúmeras opiniões e inúmeros caminhos que conduzem a Deus.
Mas Deus se revela a si mesmo, no silencio da mente e na paz do coração.

* - Desapego
Viva no mundo como um servo na casa de um homem rico. Ele executa todas as obrigações domésticas, educa o filho de seu patrão, refere-se a ele como “meu filho”, mas no fundo do coração, sabe muito bem que nem a casa, nem a criança lhe pertencem. Ele cumpre todos os deveres, mas mesmo assim, a mente mora em sua terra natal. 
Do mesmo modo, faça os deveres mundanos, mas fixe a mente em Deus e saiba que a casa, família e filho não lhe pertencem: são de Deus. Você é apenas Seu servo.

* - Nomes de Deus
Não é bom crer que só a sua religião é boa e que as outras são falsas. Deus é apenas um e não dois. Pessoas diferentes chamam-n’O por diferentes nomes: alguns Alá, outros Deus e outros, Krishna, Shiva e Brahman. É como a água de um lago. 

Alguns bebem num lugar e chamam-na “jal”, outros em outro lugar chamam-na “pani” e ainda, outros, num terceiro lugar, chamando-a “água”. Os indianos falam “jal”, os cristãos “água” e os muçulmanos, “pani”, mas a água é uma e a mesma. As opiniões são somente caminhos. 

Cada religião é apenas um caminho que conduz a Deus, como os rios que vêm de direções diferentes e por fim, tornam-se unos no único oceano.
Deus é conhecido sob diversos nomes: Jeová, Alá, Brahma, etc… 
A mesma água que o hindu chama “jal”, o maometano chama “pani”. Os ignorantes brigam pelo nome e pela forma, o sábio percebe a realidade. 
A suprema inteligência aparece em todas as formas, e não possui forma própria.
Mesma é a água. Assim, o mesmo Deus pode ser invocado como diversos nomes.

* - Mente
Tudo é questão de mente.
Escravidão e liberação estão somente na mente."
Sri Ramakrishna - Ensinamentos

Comentários