Jeff Foster - Entrevista

"Estas palavras vêm da certeza de que não há nada a saber. Não é a certeza da mente, mas a certeza de que é não-saber.

Todo o conhecimento, toda a certeza intelectual, é apenas um jogo de pensamento. 
Além dos pensamentos, não há mundo. 
Além do mundo, não há nada que saber. Quem poderia saber isso?

Não é algo que você sabe. Mas, sem dúvida, é sabido. 
Vida sabe, porque a vida é. 
O Saber é o círculo Ser, e em que, tudo vem completo, e a vida se completa. A origem da vida é o seu destino, e o seu destino é a sua origem. Criação e destruição não são dois.
Para encarar a vida de frente, e ver apenas amor, apenas uma intimidade além das palavras olhando pra você, que é quando você sabe que está tudo acabado ... e apenas começando.
Bem-vindo à vida sem um Centro, a vida que você já está vivendo!

Pergunta: Você é um professor?
Jeff - Bem, eu não me considero um 'professor', da mesma forma que eu não considero que você seja meu "aluno". Eu não sinto que eu tenha algo que lhe falta. Eu sempre vi o que eu faço como uma espécie de partilha. 
A partilha entre amigos de algo que é realmente muito íntimo, muito vivo, muito presente para falar. E ainda falando acontece, e isso é parte da aventura.

Por que alguém compartilharia o pôr do sol? Bem, por que não?
Por que eu falo sobre não-dualidade? Bem, por que não.
Chame-me um professor, ou chamar-me um amigo, ou me chamar de nada, isso realmente não importa no final. 
Eu sou o que você é. Debaixo de nossas histórias individuais, o que poderia nos separar?

Você se considera um iluminado ou que já despertou?
Jeff - Bem, me ver como 'iluminado' ou 'desperto', como um ser humano raro e especial, como diferente ou melhor do que você de alguma forma, eu, em algum nível, teria que me separar de você. Eu teria que contar uma história sobre o que eu sou, e sobre o que você não é. Seria minha própria convicção - eu teria que acreditar na minha própria história. Seria o meu próprio sonho.

Além do sonho de identidade, como posso saber o que eu sou? Além do sonho, como eu poderia me separar de você?
"Eu estou iluminado" ou "estou acordado" ou "eu recebo isto e você não" ou "eu transcendi ao ego e você não" (e a lista de orgulho e alegações feitas pelo ego são infinitas) são todas identidades só pensamentos as constroem.

Em outras palavras, alguém que acha é "iluminado", e que você não é, é simplesmente alguém com uma crença de que é - um indivíduo separado - que é "esclarecido" e você não é. 
Eles se vêem como separados. Além disso, não há nenhuma maneira de saber que você é "iluminado" - e por isso não há iluminação. 

A pergunta "você está iluminado?" Se torna totalmente irrelevante quando as coisas são vistas claramente. A questão simplesmente queima-se na clareza do ver presente.

Alguém que afirma ser esclarecido ainda vê-se como separado?
Jeff - É claro, já que não há outra maneira de ver a si mesmo como iluminado! A auto-imagem, incluindo qualquer "esclarecida" auto-imagem, é sempre separada. É sempre parte do sonho.
Esta mensagem é de ver o sonho de separação. É por isso que, quando se trata desta mensagem, não existem autoridades, nem pessoas "iluminadas" ou "despertas", nem gurus e nem discípulos.

Uma figura de autoridade é alguém que pensa que sabe. Essa mensagem é sobre o não-saber. E quem poderia ser uma autoridade em não-saber? Posso saber mais sobre o não-saber do que você? Posso ter mais nada do que você? Pode haver mais Estar aqui do que lá há? Pode haver uma autoridade na vida? Ou é a própria vida a única autoridade?

O que é a iluminação ou despertar? Será que essas palavras têm algum significado?
Jeff - Ok. Portanto, vamos ter um novo olhar para essas palavras. Veja, para mim, a iluminação tem nada a ver com 'alguém' se tornar 'iluminado'. Essa é a conversa da mente. Essa é a voz do buscador. Despertar não tem nada a ver com "alguém" se tornando "desperto". Esse é o mito. Esse é o sonho - o sonho do ego, na verdade.

"Iluminar" é simplesmente uma palavra que aponta para a natureza iluminada da própria vida. Se algo for iluminada, isto é, a luz. É iluminada. É visível. E o que pode ser visto é o seguinte: A vida em si já é totalmente visível - que já está totalmente iluminado, preenchendo todo o espaço, aparecendo como tudo, aqui e agora.
Abra os olhos e o mundo é simplesmente está lá. Que milagre! Visões, sons e cheiros simplesmente aparecem. Um pássaro cantando, a fome, um pensamento sobre o jogo de ontem à noite de futebol. A Vida simples aparece, do nada. Aparece, e é vista, e a vida não é separada do que vendo.
Já houve alguém aqui separado deste ver? Já houve alguém aqui, separado da vida, que poderia tornar-se iluminado? Talvez isso fosse parte do sonho ...

Da mesma forma, "despertar" é simplesmente uma palavra que aponta para a vigília sempre presente da própria vida. A vida não está dormindo, é acordada. A vida não está desligada, ela é ligada. Já é acordada para si, aparecendo como tudo. Ela já está acordada com visões, sons, cheiros, cores, texturas, movimento. O som do canto do pássaro estão ligados aos 
sentimentos no corpo. Já houve alguém aqui separado desta vigília sempre presente? Já houve alguém aqui que poderia tornar-se desperto? Talvez fosse parte do sonho também ...

Pode-se dizer que, a Vida sem um centro, é sobre a descoberta de quem eu realmente sou?
Jeff - É a descoberta de que você é - e o que não é! Toda sua vida você tomou-se um indivíduo, uma pessoa separada. Você vive com uma história de si mesmo, uma auto-imagem que você tenta proteger e defender. Esta história torna-se a sua identidade - quem você pensa que é - e você acaba esquecendo de quem você realmente é, além da história.

Pensamento tece uma história sobre quem você é, com base na experiência do passado. Antes que você perceba, você é um "alguém" em vez de um ninguém. Você é uma pessoa em um mundo. Você tem um passado e um futuro. Você tenta se adaptar, de se adaptar, de fazer as coisas do jeito que você quer que eles, para fazer seu trabalho de vida. Você constrói-se uma lista de realizações e fracassos. Você trabalha em si mesmo. Você tenta corrigir a si mesmo.

Quando solicitado, você contar a sua história de 'eu'. Você ouve histórias sobre outros 'eus', e comparar e contrastar, defender e atacar essas histórias, esquecendo-se de que o seu 'eu' é simplesmente uma história, e essa história não pode sequer começar a descrever o que você realmente é.

Você começa a acreditar que este "eu" realmente existe fora do pensamento.
Você é muito mais do que uma história.


Você começa a acreditar que este "eu" é o que você realmente é! Você defende essa história ilusória de "eu", e esquecer que você está defendendo nada mais do que uma imagem que aparece na consciência. 
Esta é a origem de toda a violência e sofrimento. Violência e sofrimento não começam "lá fora" no mundo, eles começam com "você".

O "eu" é a sua jornada pessoal, sua história de vida. Ele tem de tudo: seus sucessos e fracassos. Seu passado e futuro, as suas memórias e projeções. Suas crenças, seus julgamentos, suas opiniões. Seus medos, suas lamentações, as suas preocupações, você está procurando. Refiro-me a tudo isso como 'a história', porque isso é o que é, em última análise, uma história, uma narrativa, um conto, aparecendo em consciência, aparecendo no momento presente ... e há apenas o momento presente.

Em última análise, o seu passado inteiro e futuro são apenas pensamentos que aparecem no momento presente, e essa é a única realidade esse pessoal que "você" tem. O pessoal "você" não tem realidade fora dos pensamentos ...


Há algo de errado em ter uma história de 'eu'?
Jeff - Bem, não há nada de errado com a história, em si mesmo!
Muitas pessoas acreditam que este "eu individual" é o que eles são, e eles ignoram o espaço, a abertura, o vasto oceano do Ser em que o "indivíduo" surge. Eles identificam exclusivamente como uma "pessoa independente" e nunca param para perguntar se é isso que eles realmente são.

Você vê, esta mensagem aponta para a possibilidade de que você não é o que você pensa que é.
Você tomou-se como ser uma onda separado em um vasto oceano. Você se vê como uma pessoa pequena em um vasto oceano cheio de outras pessoas. Você se vê como um indivíduo em um mundo que é fundamentalmente separado de você.
Mas, claro, a "onda separada" no oceano não é realmente 'separada' do oceano em tudo! A "onda separada" é realmente apenas o oceano aparecendo temporariamente como uma onda.

A onda é na verdade cem por cento água. Em essência, é o mesmo que o oceano. E assim realmente não há nenhuma 'onda separada "em tudo.
Há apenas, aparência de ser uma onda separada. A onda é apenas na aparência. É um aspecto temporário do oceano.
Você - o que você toma-se a ser - a pessoa, o caráter, o "eu", só tem existência como uma aparição, uma história aparecendo agora no Ser infinito, uma história que não é, em última análise separada do Ser ...

Não-dualidade é tudo sobre como se livrar dessa onda separação? É sobre como se livrar da aparência do 'eu' e caindo de volta para o oceano?
Jeff - Talvez isso soe como se eu estivesse dizendo que a aparência da pessoa separada é um problema e ela deve se livrar dele. Mas quem é que vai se livrar da onda? A onda? Como pode a onda se livrar de si mesma?

Esta é uma das armadilhas que as pessoas caem quando se identificam como sendo "buscadores espirituais". Elas pensam que eles precisam se livrar da onda, a fim de alcançar o oceano, e parece haver um monte de mestres espirituais e gurus lá fora, que acreditam que a mesma coisa. Alguns mestres espirituais afirmam em "matar o ego!" Ou "destruir a mente! Ou se livrar do mesmo!" E perder o fato de que a tentativa de matar o ego é o ego, e o esforço para destruir a mente é a mente, e assim por diante ...

O ponto é, a onda já é totalmente oceano. Qualquer tentativa de se livrar da onda é a onda de tentar livrar-se de si mesma.
Anos atrás, quando eu era um candidato espiritual muito sério e intenso, tentei desesperadamente me livrar do Jeff, o caráter, a pessoa. Mas esta tentativa acabou por terminar em fracasso e frustração, porque eu estava tentando livrar-me de algo que não estava realmente lá! 
Eu estava lutando com uma ilusão, e quando você luta contra uma ilusão, você está assumindo que a ilusão é real. O que você luta, você dá mais vida. O que você resiste, persiste, como eles dizem.

Você não precisa se livrar de uma ilusão. 
Expor a ilusão como uma ilusão, é suficiente. E assim, a tentativa de destruir o ego, transcender a mente, matar a si mesmo, se livrar do "eu" - em outras palavras, a busca espiritual - é realmente apenas uma guerra com a vida. É água combatendo água.
Felizmente, minha busca espiritual falhou. E nesta falha, outra possibilidade brilhou - uma possibilidade que foi além de buscar e encontrar, além do "eu"  além do meu desejo pessoal de me tornar uma pessoa iluminada. Além do buscador e o procurado, é - só o amor incondicional ...

Não-dualidade não significa "não-dualidade" - que seria completamente dualista! Na realidade, não dualidade inclui (a aparência) dualidade, porque é tudo. Não é nada - nada mesmo - e isso é tudo.
Em última análise, não-dualidade aparece como dualidade. Eles são uma e a mesma coisa. Então você não pode nem mesmo falar de "não-dualidade".
Em outras palavras, o aspecto da onda separada não é um problema para o oceano. A aparência de sua história de vida é em si uma perfeita expressão do ser. Neste amor incondicional, nada é negado.

Como é a experiência de ser uma pessoa separada em relação a busca?
Jeff - O indivíduo, a pessoa separada, é um buscador. A pessoa separada parece estar sempre à procura de algo mais. O presente deste momento nunca parece ser suficiente. Eles experimentam a falta, e olhar para o futuro para encontrar o fim da falta (que é, naturalmente, uma projeção de si mesmos)

O momento que você tem um indivíduo, uma onda separada do Oceano, alguém separado da vida - você tem um buscador.
O momento não há separação, o momento que aparenta ser dois (uma "coisa" separada da outra "coisa"), você tem o desejo de voltar a um. Você tem a experiência de que algo está faltando. O momento em que há a separação, há um desejo de acabar com a separação.

É do senso de separação - que se manifesta no indivíduo como a sensação de que há algo faltando no momento atual - que começamos a procurar. Procuramos preencher um buraco em nossas vidas, para pôr fim à sensação de que não estamos completos. E olhamos para o mundo (em outras palavras, no tempo e no espaço) para tentar colocar um fim a este sentimento de falta no coração de nossa experiência.

Mas não importa o quanto nós alcançamos no mundo, não importa quanto dinheiro nós fazemos, não importa quantas experiências espirituais que temos, não importa como 'iluminadas' nós temos, não importa quantas vezes encontramos o nosso "parceiro perfeito" ou obter o "trabalho perfeito", nós nunca parecemos nos sentir completos. Não importa o quanto nós acreditamos na falta, a busca parece continuar. 
Ficamos com o carro novo, a casa nova, o novo trabalho, o novo amante, o novo guru, a nova alta espiritual, e tudo isso satisfaz por um tempo ... mas depois a busca inicia-se novamente. Há sempre um desejo de algo mais. Nós simplesmente não conseguimos nos livrar do sentimento de que somos incompletos.
Mas aqui está o problema - o indivíduo, o candidato, é o próprio sentido da falta que ele pretende ser livrar. Como pode o indivíduo (separação, falta, buscando) pôr fim à separação? Este é o dilema que enfrenta cada candidato no final.

Quando eu me sinto separada, eu procuro. Como é que se relaciona com a Unidade ou totalidade?
Jeff- Bem, realmente a busca de uma vida é a busca da totalidade, para a Unidade, para por fim a separação. Pensamos que estamos à procura de dinheiro, de poder, de riqueza, de amor, de experiências espirituais, para a iluminação, para a libertação, o Nirvana.

O que estamos realmente procurando é plenitude.

Você vê, se formos honestos, nós realmente não queremos riqueza material, poder, sucesso. Nós realmente não queremos nos tornar uma pessoa "desperta" ou "iluminada". O que nós realmente queremos é acabar com a sensação de ser uma pessoa separada, para acabar com a sensação de ser alguém aqui procurando algo para lá; acabar com a sensação de ser um buscador separado do que é procurado.
O que nós realmente desejamos é apenas para voltar para casa. Para finalmente voltar para casa, para o que somos, e finalmente, ver a vida como ela realmente é, além de nossos conceitos sobre o que é.

A busca pode se tornar tão cansativa. A luta contra a vida pode nos levar ao desespero, à depressão, à dependência, ou simplesmente para um sentido ao longo da vida que há algo faltando, que nós não estamos lá ainda, que não somos bons o suficiente , que nós somos pecadores, perdedores, falhos, etc...
Talvez seja o fracasso da busca que nos aponta Início no final.

Estamos buscando...e buscando é sempre sobre a busca da plenitude ... se assim for, como é que vamos parar este processo? Como é que vamos parar de procurar?
Jeff - Boa pergunta. Mas você pode ver que a busca pelo fim de buscar é a ainda mais busca? Esta é outra armadilha na busca espiritual. Nós vemos que a busca é o "problema" (no sentido de que a busca é o próprio sentido da falta que estamos tentando superar) e assim tentamos continuar procurando. Buscamos o fim de procurar, e na busca parece nunca ter fim.


Se não podemos parar de buscar, e buscando o fim da busca é apenas mais procura, o que podemos fazer?
Jeff - Como Krishnamurti disse: "Não há como ser livre. Se você perguntar isso significa que você ainda está na prisão".

Esta mensagem é sobre a possibilidade de que nunca houve uma pessoa separada - nunca houve ninguém lá separado da vida. 
Nunca houve um buscador separado do que foi procurado. A pergunta "como é que eu posso parar de procurar?" Está enraizada em suposições equivocadas sobre quem você realmente é. E assim a questão: "como faço para parar de procurar?" É substituído por "há realmente alguém aí que pode procurar ou não procurar?"
A pergunta "como é que eu posso parar de procurar?" É substituído por "há um buscador em tudo?"

No coração da sua experiência, você pode realmente encontrar um candidato? Você pode realmente encontrar alguém lá que é separado da vida? Você pode realmente encontrar uma pessoa lá que está vivendo a sua vida? Ou há apenas a aparência atual de vida?

Como posso ver que eu não sou separada da vida? Parece que eu sou!
Jeff - Bem, esse é o jogo. É claro que parece que você está separada. É claro que parece que há um eu e um tu. Claro que parece que eu estou aqui e você tem lá. É claro que parece que há alguém aqui subjetivamente olhando para um mundo sólida e objectiva. É suposto parecer assim. O aparente é a aparência. O aparente é o jogo. O aparente é a dança - a dança da dualidade.

Mas, além da aparente, há, na verdade, qualquer separação?
Agora, o que está acontecendo? Por um momento, se você puder, e se você estiver disposto, colocar tudo que você acredita em espera, suspender todo o seu conhecimento de segunda mão, esquecer por um momento o que lhe foi dito pelos professores, gurus, autoridades, e olhar com frescos olhos para a vida. Olhe com olhos frescos em sua própria experiência. Comece de novo, como uma criança a ver o mundo pela primeira vez. (...)

Não é simplesmente o jogo espontâneo da vida.
E então um movimento secundário parece acontecer: o pensamento chega e diz: "Eu estou ouvindo". "Eu sou uma pessoa separada, ouvindo estes sons. Não sou eu, e há os sons. Eu sou o sujeito, e o som é o objeto. Há um percebedor e o percebido. "
Mas será que essa separação realmente acontece? Na experiência direta, não filtrada, há alguma evidência de que há alguém aqui, ouvindo sons? 

Há realmente uma pessoa aqui que faz a audição, ou o ouvir acontece simplesmente, sem esforço? Há alguém aqui fazendo sons ou sons que simplesmente aparecem espontaneamente? Sim, o pensamento diz: "Eu ouvi os sons", mas isso levanta a questão, o que é este "eu" que ouve os sons? Existe realmente um 'eu' a ouvir os sons? Quem ouve os sons?

Na experiência direta, agora, você pode encontrar duas coisas - o que ouve o som, o som em si? Ou há apenas o som, ser ouvido, sem esforço?
Existe alguém envolvido na audição? Ou será que o ouvir apenas acontece?
Pode ser que a audição do som, e o som, nunca tenham sido separados? Você pode encontrar alguma linha divisória em tudo, em sua experiência direta, entre a audição do som e o som? Qualquer intervalo de tempo, ou a distância, entre o som e a audição do som?
Você pode encontrar a pessoa que ouve o som aqui, separado do som lá? Ou estão "aqui" e "ali" sempre foram parte de experiência real?
Há duas coisas? Ou há apenas um movimento singular da vida?

O mesmo acontece com o ver, pensar, sentir. Você pode encontrar alguém aqui fazendo o ver, o pensar, fazendo o sentimento? Ou ver, pensar e sentir simplesmente acontecem sem esforço?
A pergunta feita por mestres espirituais ao longo dos tempos: 
Quem vê? Quem pensa? Que se sente?"
Entrevista com Jeff Foster.

Comentários