A Meditação - Swami Vivekananda

"Meditação é o poder que nos torna capazes de resistir a tudo. 

A Natureza pode nos dizer: 
“Olhe, que coisa maravilhosa!” E eu não olho. 
Então, ela diz: “Que belo aroma! Sinta-o!” Eu digo ao meu nariz: “Não o cheire” e o nariz me obedece. “Olhos, não vejam!”. 

A Natureza faz uma coisa terrível - mata um de meus filhos e diz: 
“Agora, sente-se e chore! Caia no buraco! Afunde!” Eu respondo: “Não farei isso.” Eu me ergo. Devo libertar-me.
Experimente fazer isso algumas vezes. 

Na meditação, por um momento, você pode modificar seu modo de ser. 

Agora, se você tem aquele poder dentro de si mesmo, não seria isto o céu, a liberdade? Este é o poder da meditação.

Como alcançá-lo? De doze maneiras diferentes. 
Cada temperamento tem sua própria maneira. 
Mas este é o princípio geral: domine sua mente. 

mente é como um lago e cada pedra que nele cai provoca ondas. 
Essas ondas não permitem que nos vejamos como somos. 

A lua cheia se reflete sobre a água do lago, mas a superfície está tão agitada que não vemos claramente seu reflexo. 

Fique calmo. 
Não deixe sua natureza provocar as ondas. 
Fique quieto e então, passado certo tempo, ela desistirá. 
E, então, saberemos o que realmente somos."
Swami Vivekananda em Ensinamentos sobre a Meditação

Comentários