O Coração e além - Satyaprem


"Há muito tempo atrás – bastante tempo – eu não estava me sentindo de bem com a vida. 

Eu pensava: "Não pode ser só isso. Tem que ter algo mais. O que está 
faltando?" E abriu-se, ali, sem nenhuma razão aparente, um caminho, um chamado. 

O chamado foi de tremenda simplicidade – e talvez por isso eu não o 
tenha atendido, primariamente.
O que vou dizer agora não é de um todo preciso – por isso, perdoe-me –, mas vem a elucidar o momento: a partir daquele instante, é como se eu tivesse passado por uma grande preparação para ser eu mesmo. 
E levei tudo isso muito a sério!

O que ficou claro é que tudo o que eu fiz não me levou a nenhum lugar proposto pela minha mente. 
No final, o que encontrei foi Eu mesmo – e esse eu não é nada do que eu pensava.

A compreensão se deu em perceber que aquilo que eu estava buscando era aquilo que estava buscando. O fato é que, a partir daí, uma nova perspectiva surgiu; de tal maneira que hoje falo uma outra língua. Parece Português, mas não é. E o melhor dessa nova língua é que não tem "quem" a compreenda. É preciso deixar de ser "alguém" para Ver.

Deixe-me explicar de outra maneira: a mente é mau entendedor. Dessa linguagem, o coração é um bom entendedor. Porém, mais fundo, deve ser percebido que a compreensão vai além até mesmo do coração. 
Olhe agora e veja onde você se encontra: se na mente, no coração ou além do coração. De onde estou olhando, você está além do coração.

A mente tenta compreender o que ela não pode compreender. Na verdade, a mente não consegue nem mesmo "entender" – e aqui faço um paralelo entre "compreensão" e "entendimento". 
A mente não entende. O coração, sim, é capaz de entender – é por isso que, 
para começarmos o nosso diálogo, o coração deve estar presente. 

Mas, ao final, além de tudo, a compreensão emerge do Ser, que reconhece a si mesmo.(...)

No agora, toda ação imediata é guiada pela atenção. 
Com isso, novas sinapses são formadas no seu cérebro. 
Quando a atenção é prioritária, novas sinapses – e, com isso, novas maneiras de se relacionar com os objetos – se estabelecem. Na verdade, se trata de 
um retorno. Esta é a dimensão por trás do mundo da mente, por trás do sonho.

O mundo todo segue numa mesma direção, agindo da maneira que foi programado a agir. Prove a essência do agora e veja que, imediatamente, se abre a possibilidade de um novo “você”, livre dos moldes provenientes do passado ou projetados no futuro.

Se chegou até aqui, se te interessa, a única maneira de acessar este ambiente é indo para dentro. 

Dentro, o que te guia não são as tradições ou os condicionamentos não-investigados. Dentro só tem o agora e o agora é uma aventura. No agora há satisfação plena sob qualquer que seja o movimento na tela dos sentidos.

Veja! Sempre que você se abre para o agora, ele se abre para você. E é criando intimidade com essa abertura que você pode estar no mundo de uma maneira desperta, livre. Em paz."
Satyaprem em Satsang

Comentários

  1. todos os textos são maravilhosos obrigada por compartilhar essas joias rara. elza

    ResponderExcluir

Postar um comentário