Os Reinos da Paz - Thich Nhat Hahn 4/4


"Você é capaz de desfrutar do sentimento da água, que é uma maravilha da vida, fluindo através de seus dedos? Se você estiver no aqui e agora – plenamente atento e concentrado – o sentimento da água correndo pelos seus dedos é maravilhoso, muito nutritivo e muito curador. 

Desfrute de cada segundo, e sorria para si mesmo. A paz está disponível no aqui e agora. 
Escove os dentes de tal forma que a paz e alegria sejam possíveis. Desafie a si mesmo: quando estiver escovando seus dentes pergunte a si mesmo se está feliz ou não. Dê a si mesmo tempo suficiente para desfrutar deste momento. Também, quando urinar, desfrute disto. 
Porque você corre? Desfrute de seu tempo no banheiro.


Paz e alegria deveriam ser possíveis a cada momento. Por favor tente. Quando andamos juntos como um grupo, desfrutamos da energia coletiva da plena atenção e concentração. Se nos perdermos no nosso falar, seremos carregados para longe pelos nossos projetos, pelo passado, ou pelo futuro. Então a caminhada sólida de um irmão na nossa direita ou uma irmã na nossa 
esquerda nos trarão de volta para a casa do aqui e agora e poderemos recomeçar nossa caminhada atenta. Cada passo assim cura e nutre. Não pense nisto como uma prática difícil. 

A prática deveria ser alegre e agradável. Se você sofrer durante a caminhada, durante a meditação sentada ou ao comer em atenção então não estará praticando corretamente. É um piquenique – você deveria desfrutar de cada momento.
De tempos em tempo convidamos o sino. O sino é a voz do Buda, de Deus, de Alá em nós, nos chamando para o nosso verdadeiro lar, para o aqui e agora. Seja quando for que o telefone tocar, também é a voz de Deus nos chamando de volta para o momento presente. Se estiver ajudando alguém na cozinha ou trabalhando no jardim, você desfruta de cada minuto. Você está sempre no reino de Deus – não o deixe. O passaporte para entrar no reino de Deus é a plena atenção e concentração. Mantenha esse passaporte com você e será capaz de permanecer no reino e não terá que deixá-lo. Desfrute de seu piquenique."

Comentários