Sintonia com a Existência - Osho


"Pergunta: Você diz que Deus está dentro de mim, eu percebo que estou olhando para dentro de algum conceito que eu tenho do lado de fora.

Osho: Esse tipo de Deus você nunca vai encontrar dentro de você. Você vai ter que soltar todos os conceitos que foram dados a você do lado de fora - porque Deus não é uma pessoa. A imagem de Deus não existe, nenhuma estátua é 
possível. Deus é uma experiência! Se você tiver a ideia de um Deus que seus pais e sua sociedade têm dado a você, você vai entrar com essa ideia e essa ideia será o obstáculo - não vai permitir que você veja o que é.

E Deus é aquilo que é. Ele não precisa de conceitos para ser visto; conceitos cegam-no. Abandone todos os conceitos.

Se você realmente quer ir, vá como um agnóstico. Esta palavra é bonita. Você deve ter ouvido a palavra 'gnóstico'; 'gnóstico' significa aquele que sabe - gnose significa conhecimento. "Agnóstico" significa aquele que não conhece. Agnóstico significa aquele que só sabe uma coisa, que ele não conhece. Seja um agnóstico - que é o início da verdadeira religião.

Nem acredite, nem desacredite.(...) A menos que você solte todas as ideologias, todas as filosofias, todas as religiões, todos os sistemas de pensamento, e vá para dentro vazio, sem nada na mão, sem a menor ideia.

Como você pode ter uma ideia de Deus? Você não o conheceu. 
Basta ir ... com um grande desejo de conhecer, mas sem nenhuma ideia de conhecimento ... Com uma intensidade de saber, com um amor apaixonado para saber o que está lá, mas não transporte quaisquer idéias expostas a você por outros. Deixe-os de fora. Essa é a maior barreira para o candidato ao caminho da verdade.

Deus está lá, mas você não pode ver - porque seus olhos estão cegos pelos conceitos dados a você. Se você tem uma certa ideia de Deus, você não poderá vê-lo. Sua ideia se tornará uma barreira. Retire todas as idéias que você reuniu a partir de fora, só então você pode ir para dentro.

Na verdade, fique com este insight. Se você está procurando algo, você não será capaz de ver - porque a própria ideia de procurar algo significa que você tem uma ideia do que você está procurando. Procurar algo é um tipo de cegueira.
Ver só acontece quando você não está procurando por algo em particular, você está aí, aberto, disponível. Então, tudo o que é, é revelado.


Não olhe para Deus, se você quiser vê-lo. Basta esperar - deixar e esperar. Deus é um acontecimento! Se você está em silêncio, aberto, amoroso para com o seu próprio ser, consciente, ele vai acontecer. A qualquer momento, quando você estiver na sintonia certa com a existência, isso vai acontecer.

Deus está lá, você está lá: Apenas a sintonia certa. E isso é o que eu estou ensinando a você: sintonia certa.
Abandonar todas as ideologias ajuda você a estar devidamente atento.
E uma vez que você esteja em sintonia com a existência, isso é a felicidade. Você chegou em casa."
Osho em O Cipreste no Jardim

Comentários

  1. Adorei o V/ Blog .
    Abraços de
    http://pedromalheirosrodrigues.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Pedro! Parabéns pelo seu blog também e por suas lindas fotos! namastê!

      Excluir

Postar um comentário