A Satisfação Natural - Mooji


"Dizem que em Satsang se pode encontrar a completa liberdade.
O que quer dizer a palavra liberdade neste contexto? É a liberdade do nosso condicionamento, estar livre deste condicionamento. A liberdade de ser quem se é de maneira natural. Este estado de liberdade de condicionamento existe por trás e mais além da nossa mente condicionada. É nosso Ser original.

Nós somos tudo isso. Não podemos escolher ser ou não. 
E parece que a maioria dos seres humanos não são conscientes disso.

Estamos aqui para descobrir isto. Não para se imaginar, mas para reconhecer, além de qualquer dúvida. 

Não é necessário se esperar por nada, porque só a mente imagina esse tipo de ideias. Qualquer coisa que a mente possa imaginar sobre o que seja o estado de puro Ser, não será verdade. Eu os animo a se abrirem sem projeções nem imaginações; Simplesmente permaneçam abertos ao descobrimento.

O que estou sinalizando, quando me refiro à liberdade é a mais natural, simples, pura. Este estado que é sem esforço. Em satsang não se ensina algo novo, só se aponta. Isto que já é. Não vamos inventar nada de novo.

A maior parte do tempo não somos quem pensamos ser. O que temos aprendido sobre nós mesmos através do condicionamento, educação, tradição, religião, jornalismo, propaganda, anúncios, quer dizer, todo tipo de ideias parecem que nos influenciam e constroem em nós um sentido se ser, mas isto não é puro. 

Nenhuma tradição é pura. 

Não vamos portanto agregar mais ideias. Pelo contrário, vamos apontar um descobrimento muito simples que é além de qualquer necessidade. É o único espaço dentro de ti que é imutável, eterno, indestrutível. Isto é o único que podemos chamar de natural. Aquilo que existe por si mesmo, sem necessidade de associação. Aquilo que é sem esforço. Unicamente Isto é inocência. Espero que possamos descobrir Isto.(...)

Você é consciente de que algo quer sair, mas não sabe o que é. Da mesma maneira você é consciente do todo. Você é consciente do mundo, do seu passado, de tudo. Sem você, não se poderia mencionar nada. Você é o testemunho de tudo. Então, você que diz que algo precisa sair: Quem é consciente de que algo precisa sair? Você?

Em realidade, não existe nenhuma dificuldade. 

É somente todo esse pensar que complica a coisa, mas você também está sendo consciente disto também. 
Quando começas a observar qualquer coisa, você sente uma distância entre aquilo que está sendo observado e quem observa. Então, existe espaço. Isto é muito importante, a sensação de espaço dentro de nós mesmos.(...)Para manter este espaço interior, é que se aconselha a observar. E não somente seguir e estar imerso nas reações mas também estar tranquilo observando. Quando isto acontece, existe espaço. Então,as ações, reações, e as interações podem ser observadas de maneira passiva em seu espaço interior que já é completo. Assim, a maior parte das dúvidas e preocupações não tem mais importância. É nossa crença nelas que as amplifica e se tornam importantes.

O que poderíamos dizer que é realmente importante? 

Não se apresse, se aprofunde nesta pergunta. Que coisa é não só importante mas, de vital importância? Me refiro a: quem é aquele que não se pode prescindir? Existe algo que seja tão importante que não se possa prescindir dele? Esta é uma boa pergunta para a contemplação. Porque existem muitas outras coisas que pensamos que são imprescindíveis. Embora, nunca tenhamos nos dado conta disso, este é um bom ponto de partida.

De que se você necessita agora, neste instante, para se Ser? Trata-se de uma pergunta muito simples. Qual é a sua necessidade absoluta? Ao que você tem que se agarrar? 

Simplesmente você está aqui, independente de qualquer lugar e circunstância, esta é a experiência pura. Todas as funções vitais que mantém este corpo vivo funcionam por si só. Não necessitam de nenhuma ajuda de sua parte. Então, o que você precisa fazer para ser? Cada ser humano deveria fazer esta mesma pergunta. Chegar a este ponto. Examinar-se sem pensar.
Simplesmente durante um instante deixe passar tudo, solte tudo, todos os conceitos, tome um instante para si mesmo. A maioria das pessoas não se dão conta deste momento. Estamos criando tantas necessidades, sem cuidar de algo dentro de nós mesmos que também necessita de nossa atenção.

Minha proposição começa aqui e agora. Sem nenhum suporte. Não há necessidade de nenhum pensamento, nem intenção, nem requisito. Estamos aqui. E a partir deste frescor, deste momento puro, qualquer coisa que seja necessária a este momento será encontrada de maneira espontânea. Não se necessita de nenhuma preparação. Ser é o mais importante.

A mente está sempre obcecada com "tornar-se". Mas sua realidade é unicamente Ser, e não em tornar-se , em converter-se.

As mudanças podem até acontecer, e é muito bonito quando acontecem à partir do Ser, à partir do Ser consciente existe uma harmonia natural.

Então, primeiro chegue a este lugar e então você pode examinar se estas perguntas são de algum valor para você. Simplesmente agora, você está presente contigo mesmo e é não sente necessidade de ler muitos livros, porque estás num estado de satisfação natural, de calma, de paz e alegria. O momento seguinte já se encarregará por si mesmo. Da mesma maneira que este momento está se encarregando de si mesmo. 
A mente tem uma grande lista de coisas à fazer.. ( risos)"
Mooji em Satsang ( Barcelona )

Comentários