Sobre o Misticismo - Osho 2/2


"Observe também sua vida cotidiana. Quando você diz algo, isso expressa realmente o que você quer dizer? Você viu uma bela árvore, e quando diz a alguém: "Eu vi uma bela árvore!", o que contém as palavras "bela árvore"? Elas não contém o verde da árvore, as raízes que penetram profundamente na terra. As palavras não contém os raios de sol que caem nas folhas da árvore e dançam, ou as belas flores da árvore, e a fragrância e o cheiro da terra úmida que cerca a árvore, e os ninhos de passarinhos e o canto dos pássaros.. 

O que as palavras contém quando você diz: " Eu vi uma bela árvore"?  Não contém nada. As palavras não têm raízes, não tem verde, não tem vermelho - as palavras são incolores. 
As palavras são muito pobres."Árvore"? Isso é apenas simbólico. 
Mas é significativo porque todos nós conhecemos árvores, e quando alguém diz " Eu vi uma bela árvore", você pode ter um pequeno entendimento a respeito dela.

Mas, no que diz respeito a Deus, nem mesmo esse pequeno entendimento é possível,  a menos que você tenha visto Deus. Se eu digo "Deus É", você ouve a palavra, mas não ouve o significado; você não pode ouvir o significado. Não há resposta em seu coração. (...)

É isso que acontece quando a palavra Deus é usada; é o que acontece oração é usada, quando a palavra gratidão é usada, e assim por diante. Você não tem nenhum entendimento, porque não tem nenhuma experiência.
Aqueles que experienciaram ficam mudos. Não que parem de falar, mas falam sobre os métodos, falam sobre o caminho. Não falam sobre a Verdade. Eles mostram como atingi-la, mostram como evitar as ciladas no caminho, mostram como não se desviar. (... ) 
Mas sobre a Verdade, ou sobre Deus não podem dizer uma única palavra.

Assim esse significado é também belo; myein significa "manter a boca fechada".  Ele se origina destas duas palavras: myein vem mysterion, de mysterion vem misticismo.
O misticismo é a verdadeira alma da religião."
Osho em Inocência, conhecimento e encantamento.

Comentários