O Coração - Ramana Maharshi


"Participante - Baghavan, o senhor havia dito que o Coração é o centro do Self.

Baghavan Ramana Maharshi - Sim, é o centro supremo do Self. É importante que não se tenha nenhuma dúvida sobre isso. O Self real é lá, dentro do Coração, atrás do jiva, ou ego.

Diga-me então por favor, onde se localiza no corpo?

Ramana - Você não saberá através da mente. Você não realizará através da imaginação; quando lhe digo que aqui é o centro ( ponto situado ao lado direito do peito). A única maneira de realizá-lo é cessar imediatamente com as fantasias, e trate de ser você mesmo. Quando acontece a realização, imediatamente se sente que este centro está lá.

Este é o centro, o Coração, que nos falam as escrituras tais como hritguha ( cavidade do coração), arul ( graça), ullam, ( o Coração).

Participante - Nunca encontrei nada sobre isso em nenhum livro.

Ramana - Muito tempo depois que vim aqui, eu por acaso encontrei um versículo na versão Malaia do Ashtangahridayan, o texto fundamental da Ayurveda ( medicina hindu), ele cita em particular o ojas sthana ( fonte de vitalidade do corpo, ou local de luz) ele menciona como estando localizado do lado direito do peito, e o chama de samvit, lugar onde a consciência se assenta. Não conheço nenhum outro trabalho que cite esta mesma localização.

É mesmo certo que os antigos usavam este termo Coração, para este centro?

Ramana - Sim, estou certo disso. Mas você precisa experimentá-lo por si mesmo. Um homem não precisa não precisa descobrir onde seus olhos estão localizados, quando ele quer mesmo ver. O Coração está lá sempre aberto para você entrar, sempre sustentando todos os movimentos, mesmo quando você não saiba da sua existência. Seria mais correto dizer que o Self é o Coração mesmo, do que dizer que está no Coração. Realmente, o Self é o centro em si mesmo. Ele preenche todos os lugares, quando consciente de si mesmo, é o Coração, o Self autoconsciente.

Neste caso, como localizá-lo em alguma parte do corpo? A fixação de um lugar para o Coração, implicaria em definir limitações fisiológicas ao que está além do tempo e do espaço..

Ramana - Isto é correto. Mas a pessoa que coloca a questão sobre a posição do Coração considera a si mesma existindo com ou em um corpo. Enquanto, a questão que você colocou agora: você diria que seu corpo está sozinho aqui, e você está falando de outro lugar? Não, você aceita sua existência em um corpo físico. Este é o ponto de vista de que qualquer referência a um corpo físico possa ser feita.

Em verdade, a consciência pura é indivisível, é totalmente sem partes. Não tem forma nem corpo, nada "dentro" ou "fora". Não existe "direita" nem "esquerda" para ela. Pura consciência, que é o Coração, inclui tudo e nada é colocado fora, ou aparte. Esta é a verdade suprema.

Deste ponto de vista, o Coração, Self ou Consciência não tem nenhum lugar fixo em particular no corpo físico. Por que ? O corpo é ele mesmo uma mera projeção da mente, e a mente é um pobre reflexo do Coração radiante. Como pode aquilo que tudo contém, ser confinado em uma pequenina parte de um corpo, corpo que é infinitesimal, um fenômeno da realidade única?

Mas as pessoas não compreendem isso, elas não conseguem não pensar em termos de corpo físico e o mundo. Por exemplo, você disse: Eu vim a este ashram do meu país de origem, vim pelos Himalaias. 
Mas isto não é verdade. Onde é "ir" e "vir" ou qualquer movimento acontece para o Um; tudo permeia o Espírito que você realmente É.
Você está onde sempre esteve. É seu corpo que se moveu até o ashram, ou foi a consciência que foi sendo transferida de uma paisagem para outra até que encontrasse a paisagem do ashram? Esta é uma verdade simples, mas as pessoas consideram a si mesmas como um sujeito vivendo em um mundo objetivo, isto é totalmente visionário!
É por descer para o nível do conhecimento comum, que se atribui ao Coração um lugar no corpo físico.

Uma vez que você concebe com absoluta compreensão, o Coração como Pura Consciência, que está além do espaço e do tempo, será mais fácil para você compreender todo o resto, esta é a perspectiva correta."
Ramana Maharshi em The Teachings of Sri Ramana Maharshi

Comentários