Ser é o mais importante - Mooji


"Quando você começa a observar alguma coisa, se sente uma certa distância entre você e a coisa observada. Existe um espaço. A maioria das pessoas em sua interação, sentem que a coisa mais preciosa para nós é o senso de espaço, espaço interior.

Algumas vezes você não está consciente do que está acontecendo, quando em algumas situações da vida nos sentimos como que uma claustrofobia, e nós buscamos retomar nosso espaço.

Observe então, quando te aconselho que observes, não é mergulhar em suas próprias reações, mas estar tranquilo observando. 
Então, imediatamente o espaço acontece. E assim, as ações, reações, interações podem ser observadas. Passivamente. E o seu espaço interior é pleno.

Então, todas essas perguntas já não te preocupam mais. Porque não são nada. Elas necessitam que você acredite nelas; sua crença amplifica esses sentimentos, só então eles parecem ser importantes.

O que é que você pode dizer que é verdadeiramente importante? 

Não pense, apenas mergulhe nessa pergunta..tranquilamente... O que você poderia dizer, que seja não apenas importante, mas que seja vital para você?
O que eu quero dizer é: o que você simplesmente não pode viver sem? Existe algo que é tão importante que você não pode prescindir dele...

Esta é uma pergunta ótima para ser contemplada.. porque existem muitas coisas atualmente, que você sente que estão presentes e você não pode viver sem elas. Isso, porque nunca paramos para observar sua real importância. Mas isto é um bom ponto de partida.

Uma outra maneira de colocar esta pergunta: O que você precisa neste exato momento? O que você necessita para ser?

É uma pergunta muito simples. Agora mesmo e aqui. Qual é o seu suporte? Qual é a sua necessidade absoluta? Ao que tens que se agarrar? (risos...)

Você apenas está aqui. Não aqui, no Centro Tibetano, mas está simplesmente aqui. Independentemente de onde estejas, em qualquer circunstância, em qualquer situação, em qualquer país, esta experiência é pura.

Todas as funções vitais que mantem este corpo vivo, estão acontecendo por si mesmas. Elas não precisam de nenhuma ajuda sua. O que você precisa fazer?

Todo ser humano deveria se fazer esta pergunta. Chegar a este ponto. Examinar a si mesmo. Não é ficar pensando, pensando, pensando.

Se mesmo que por um momento, você deixar isso ir... reserve apenas um instante para si mesmos,  porque vocês se surpreenderão que a maioria de vocês não se dão nem mesmo este instante, aparentemente estamos cuidando de muitas outras necessidades, sem prestar atenção que existe algo em você que é realmente importante.

Minha sugestão é; Comece agora!Aqui! Sem nenhum suporte racional. Nenhum pensamento é necessário. Nenhum intenção. Nenhum requisito. Estamos aqui.

A partir deste frescor, deste momento puro, qualquer coisa que se necessite neste momento será encontrada, espontâneamente.. Você não necessita de nenhuma preparação.

Ser é o mais potente. 

A mente é obcecada com o "se tornar", mas sua realidade é apenas Ser, não em se tornar.
O "se tornar" pode acontecer, é bonito quando acontece a partir do Ser, a partir do Ser consciente, assim, acontece uma harmonia natural.

Então, primeiro chegue a este lugar, e então você descobrirá se estas questões tem algum valor para você."
Mooji em Satsang

Comentários