Incertezas - Jeff Foster


"A única certeza na vida é que a incerteza será sua companheira constante. A única coisa que nunca muda é a própria mudança. E não podemos sequer ter certeza disso.

A incerteza não é negativa ou errada - é o caminho. A mente não pode saber do futuro - ela só pode adivinhar, imaginar, sonhar. Tudo o que parece tão sólido é colocado em dúvida , sem aviso prévio. Nós nem sequer sabemos se vamos acordar amanhã de manhã ! Entes queridos vão morrer. 


O sucesso pode voltar-se para o fracasso durante a noite. Relacionamentos de repente mudam de forma . O absoluto se torna relativo absolutamente sem aviso prévio. As estruturas familiares de nossas vidas, as coisas que tomamos concebidas, os amanhãs imaginários, os planos e as esperanças que nos agarramos, são realmente tão frágeis, e o trauma espreita logo abaixo da superfície das coisas neste universo contingente. 

A tendência , especialmente no Ocidente, é afastar essa incerteza, para distrair, entorpecer e pacificar a nós mesmos, para chamar metade da vida "negativo" ou "escura" e fugir o mais rápido que pudermos. 

Trabalhar mais! Comprar mais! Drogas, álcool, internet, sexo, mesmo a espiritualidade são usados para pacificar nossas mentes ansiosas e divididas.

Mas o cerne da incerteza reside um poderoso ensinamento espiritual : um ensino universal de deixar ir , de sair da "história" de sua vida e virar-se para um momento sagrado, de descobrir o que está sempre presente, aqui e agora, para além da certeza, além da dúvida .

Sua presença imutável , a presença de Deus, o gosto familiar da própria vida , a certeza íntima que você sempre procurou no 'mundo' , sempre aqui, brilhando, como tudo na sua vida muda , como deve. A calma no meio do caos.

Esqueça a perfeição.
Esqueça tentar fazer o "certo" o tempo todo.
Aqui você está fazendo o seu melhor, caindo de cara no chão, levantando, caindo novamente, estragando tudo, falhando inacreditavelmente, sendo alvo de risadas, ridicularizado, escarnecido, até mesmo crucificado, e perdendo tudo aquilo que você pensou que era o seu.

E aqui você está abraçando esta confusão toda, morrendo para o sonho e acordando para a realidade de que, amando a perfeita imperfeição, abrindo o seu enorme coração para tudo, continuando a viver sua verdade, apesar de
tudo, destemidamente reconhecendo a cada sagrado momento de olhos bem abertos.

Você não pode fazer o"certo", e é por isso que você não pode fazer "errado", e para além de ambos, existe um campo."
Jeff Foster 

Comentários