Meditação - Eckhart Tolle


"Para meditar com sucesso, a ideia de que você está fazendo uma meditação pode ser um grande obstáculo. ( risos..)


Portanto talvez essa seja a primeira coisa da qual devemos nos livrar hoje à noite: dos preconceitos e das expectativas que vêm com essa palavra.
Então, porque chamá-la de meditação orientada?
Bem, nós temos que usar alguma palavra para trazê-los aqui. (risos..)

Meditação é usualmente algo que você faz dentre muitas outras coisas. 

O fazer qualquer tipo de coisa implica em tempo, mesmo o futuro em alguma extenção. E a meditaçao se você a quiser chamar assim, não tem nada a ver com o fazer, não é o fazer.

É uma realização do que você é, do "Ser" que está por sob todo o fazer. 

É anterior a todo o fazer;pensamentos; emoções; é anterior a tudo isso.

Não é a realização de quem você é, pois há diversas perpectivas sobre isso.Não é a realização de como você se encaixa na totalidade do Cosmos, o que se parece, de algum modo, com uma pequena existência indo em direção para se encaixar na totalidade.

Não é perceber como eu me encaixo no todo, pois isso é impossível de se compreendido. Mas sim, um alinhamento com a totalidade, sem a necessidade de se entender mentalmente nada.

É a simples percepção de que você É.
O que é expresso nas sublimes palavras: "Eu sou".
E se você esqueceu a gramática elementar da escola, você pode não perceber que "Eu sou" é a primeira pessoa do singular do verbo "Ser". E você pode pensar que essas são duas palavras completamente diferentes. (risos...)
A percepção de que você é, não como um conceito, mas como uma profunda sensibilidade da vida que você é.

A vida vivente.
E algo que ajuda a perceber isso é fingir por um momento que não há nenhum passado nem nenhum futuro.
Eu disse "fingir", porque se não todo mundo ia brigar comigo.

Se eu dissesse:"Não há nenhum passado nem futuro", alguns de vocês poderiam começar a pensar:
"Espere um minuto, você não vai daqui a uma hora autografar os livros?" (risos..)
E no momento em que você começa a pensar, você sai para o reino da mente, o reino das coisas, dos objetos na consciência.

Cada pensamento é um objeto na consciência. E cada pensamento tem uma barra que puxa. Ele surge e puxa a sua atenção e você começa a pensar: "Eu cheguei aqui meia hora atrás, tem que haver um passado". (risos...)
Sem dúvida não percebendo que quando vocês chegaram aqui era num momento presente; e quando os livros forem autografados o serão num momento presente. Porque não há mais.
Ok, mas não precisamos acreditar nisso. Vamos fingir... (risos...)

Vamos fingir por um momento que não há passado nem futuro. 
Vamos simplesmente dizer que passado e o futuro, ficam na periferia de quem você é. 
É somente isso.
E esse é o ponto de entrada da realização do EU SOU..."
Eckhart Tolle em Satsang

Comentários