O músico e o rei - Conto Indiano


"Aconteceu em Lucknow, nos tempos de Vajid Ali Sha. Ele era o rei de Lucknow e um grande amante da música. Tinha o costume de convidar os dançarinos, cantores e músicos à sua corte. 

Porém, havia um músico que sempre se recusava a ir à corte. Um dia, Vajid Ali Sha foi pessoalmente pedir a ele para que tocasse em seu palácio.

O músico lhe disse:
- Irei, mas com uma condição: quando estiver tocando e cantando, ninguém poderá mexer a cabeça. Se alguém o fizer, deverá ser decapitado.

Vajid Ali Sha ficou surpreso com a condição imposta pelo músico, mas aceitou e mandou seu mensageiro prontamente informar a toda a cidade de Lucknow:

- Aqueles que quiserem vir devem saber que é perigoso. Os soldados estarão atrás de cada comensal, com as espadas na mão, prontos para decapitar o primeiro que mexer a cabeça.

Naquela época, Lucknow tinha mais ou menos dez mil amantes da música, porém, só cinquenta apareceram no concerto. Era muito perigoso! Podia-se mexer a cabeça por causa de um mosquito ou esquecer-se do aviso, pois o músico era muito genial... as cinquenta pessoas ali presentes eram todas amantes da música. Elas estavam arriscando suas próprias vidas.

O músico começou a tocar e era tão genial que, em quinze minutos, algumas cabeças começaram a se mexer. O rei Vajid Ali Sha ficou muito nervoso porque não era só uma cabeça, mas várias e logo outras se juntaram e finalmente todas. Estava muito preocupado porque havia feito uma promessa.

Quando o músico terminou a primeira parte, o rei Vajid Ali Sha lhe perguntou:
-Mando cortar as cabeças? Estou disposto a cumprir com a minha palavra.

O músico deu uma grande gargalhada.
-Não se preocupe. Impus essa condição para que só os verdadeiros amantes da música viessem. Por favor, retire todos os soldados. Agora que todas as cabeças se mexeram continuarei a tocar. Este é o público que esperei durante toda a minha vida. Estas são as pessoas que se esqueceram de si mesmas, que se esqueceram inclusive que corriam o risco de morrer."

Aproveite cada momento, como se fosse o único, fosse o último.
Aproveite a vida em sua totalidade.
Aproveite tudo e cada coisa até o ponto em que se esqueça de si mesmo."
O músico e o rei - conto Indiano

Comentários

Postar um comentário