A Meditação no trabalho


"Na almofada de meditação, podemos estar presentes, através da sensação física e da nossa respiração.
Fora da almofada de meditação, podemos estar presentes, com as pessoas que encontramos, no nosso trabalho, no alimento que comemos, em tudo enfim.."

Esse é o propósito da meditação: tornar-se mais presente e consciente de todos os aspectos de nossas vidas.

Quando se trata de trabalho, sempre temos escolha. Podemos nos incomodar com as coisas que acontecem no dia-a-dia, considerando que aquelas horas em que estamos trabalhando, podem ser um desperdício de tempo, e ficamos sempre olhando para o nossa vida lá fora... ou então, podemos lidar com nosso trabalho de uma maneira que nos faça sentir, que estamos participando de uma vida realmente digna de ser vivida.

A prática da meditação nos ajuda a desacelerar e estar presente o suficiente para reconhecer as pequenas alegrias no nosso trabalho, bem como as suas frustrações também. Ela nos ajuda a clarear a "lama" da nossa própria mente, a conhecer a nossa intenção claramente, e viver nossas vidas plenamente presentes.

Eu recomendo que as pessoas comecem o dia com meditação, quando sua mente ainda está fresca. No entanto, o tempo que dispensamos para a meditação, vai variar para cada pessoa. Algumas pessoas gostam de meditar quando chegam em casa do trabalho. Outras gostam de tirar algum tempo no meio do seu dia, durante o intervalo do almoço. Independentemente do que funciona para você, tente começar com 10 minutos por dia, quantos dias por semana você puder. 

Diz-se que após 11 dias de fazer qualquer coisa em sua vida, isso se torna um hábito; por isso, se você quer começar a meditar regularmente, e tentar cumprir este período, a meditação se tornará um hábito natural na sua vida. 
Se você perder um dia aqui ou ali não há necessidade de preocupar com isso, siga em frente, continue.

Esta prática diária de meditação pode ser a base para a sua jornada espiritual. Estamos afinal, praticando algo que nos acompanhará pelo resto de nossas vidas.

Desde que passamos tanto tempo no trabalho, é útil se tirar alguns momentos para praticar a meditação todos os dias . Se tivermos uma sessão de meditação em algum momento de nosso dia, podemos usar isso como referência e obter vários pequenos momentos de meditação ao longo do dia também.  Com isso em mente, existem algumas técnicas que eu recomendaria para praticar a meditação em seu trabalho, pode ser numa estação dos correios, numa oficina de automóveis, numa biblioteca, ou até mesmo numa loja de departamentos cheia..

A meditação Ding!

Uma coisa que eu gosto de fazer é definir um temporizador para sair uma vez por hora. Eu defini um lembrete no meu celular, e depois de 60 minutos ele vai tocar, "ding!" Não importa se eu estou trabalhando, eu me lembro de focar o olhar, me conectar com a minha postura, respirar e meditar por um minuto. Pratico o que parece ser um minuto ou dois, em seguida, reinicio o temporizador e volto ao trabalho.

A meditação do ponto vermelho

Meu primeiro instrutor de meditação me ofereceu esta técnica quando eu manifestei interesse em meditação quando eu era criança. Ele sabia que eu iria crescer inquieto se eu tivesse que ficar parado por longos períodos de tempo; por isso, ele recomendou que eu colocasse círculos vermelhos (você pode encontrá-los em qualquer papelaria) e colá-los em vários pontos da minha casa. Quando encontrasse com um, eu deveria parar, notá-lo e deveria pensar nisso como um pequeno sinal de parada e pausa, me conectar com o meu corpo, prestar atenção à minha respiração por alguns momentos, então seguir em frente.

Tente fazer isso em seu próprio ambiente de trabalho. Eles são bem pequenos, o que faz com que pouquíssimas pessoas irão notá-los; além do mais, isso "corta" o caminho hábito de você correr de um lugar a outro sem atenção nem foco.

Encontrando um amigo

Muitas vezes é útil ter uma comunidade de outros meditadores que te incentivam a praticar regularmente. Com isso em mente, tenta descobrir se há alguém no seu local de trabalho que está interessado em prosseguir com a meditação. Se assim for, vocês podem reservar algum tempo durante o almoço ou outra pausa e meditar juntos por cinco, ou dez minutos. Você não tem que praticar meditação em casa sozinho; vocês podem encontrar num local tranquilo fora, na grama ou em um banco em algum lugar; marque um tempo, e desfrute de um o apoio do outro.

Com certeza, é extraordinário encontrar este tipo de "amigo espiritual" no trabalho, e se conseguir, você vai experimentar um grande nível de suporte para sua prática de meditação; vale a pena perguntar aos seus colegas se eles estão interessados.

Quanto mais nós começamos a nos oferecer ao dom da meditação, tanto em sessões mais longas ou em pequenos momentos durante todo o nosso dia, mais seremos capazes de nos conectar com o momento presente.

Ao apreciar o momento presente, somos capazes de conectar-nos com todos os detalhes da nossa vida, e experimentar cada momento como uma oportunidade de nos conectar com a nossa bondade e amor fundamental. 
A partir daí, a mente tranquila, pode nos orientar durante todo o dia."
Por Lodro Rinzler em Elephant Journal

Comentários