Comum ou extraordinário? - Osho


O que é importante?

Osho - Isso depende de você. Se você me perguntar, para mim é tudo igual. Você pode dizer que tudo é importante ou pode dizer que nada é importante; Ambos significam a mesma coisa. 
Tudo é comum ou tudo é extraordinário. O que quer que você queira escolher, seja qual for a palavra que lhe atraia - tudo é importante, tudo, sem excluir nada; ou nada é importante. Ambos significam a mesma coisa, por que, no momento em que tudo é importante ou tudo não é importante, a própria palavra importante perde o valor.(...)

Minha sugestão é que você pode escolher uma coisa ou outra, porque o resultado final será o mesmo.
Se você tiver uma mente negativa, então a resposta do budista estará perfeitamente certa. Buda diz: "Nada é importante". Então, não há nada que possa incomodar. Quando estiver com fome, coma.; quando estiver com sede, beba água; quando estiver com sono, durma - nada é importante; E isso vai-lhe dar uma espécie de relaxamento, uma calma, já que nada é importante; então, se você tiver sucesso ou falhar, dá no mesmo. (...) Isso vai lhe deixar relaxado, calmo, num estado tranquilo de ser - e esse é o propósito!

Ou você pode escolher a resposta de Shankara. Ele diz: "Tudo é importante! Porque tudo é Deus, até a poeira é divina". Isso também está perfeitamente certo; você pode escolher isso. Então, do mesmo modo, quando estiver com fome, coma porque isso é importante; e quando estiver com sede, beba, porque isso é importante; e quando estiver com sono, durma porque Deus está se sentindo sonolento - o Deus que está dentro de você.

Há as duas respostas, as respostas básicas: positiva e negativa. Apenas observe sua própria mente ... e veja qual lhe atrai. Há pessoas que são basicamente atraídas para o positivo e outras para o negativo. Sinta sua própria atração, o que atrai mais. E o quer que lhe atraia mais pode se tornar seu caminho: "Não" pode se tornar seu caminho, "sim" pode se tornar seu caminho.

O caminho de Kabir é o do sim. O caminho do Buda é o do não. Mas, na verdade, o "sim" e o "não", não são importantes. O importante é a totalidade. Se você diz, sim com seu ser total, é a totalidade que liberta. Se você diz não com totalidade, é a totalidade que liberta. Mas, tudo depende de você.

Não há algumas coisas rotuladas de importantes e outras coisas rotuladas como não importantes. Uma rosa pode ser importante para um poeta e ser totalmente desprovida de importância para alguém que só está interessado em dinheiro. Para este último, uma cédula, uma nota de cem dólares é mais importante. Ele vai perguntar: "Qual é a utilidade da rosa?" Na verdade, estará muito preocupado em saber por que as pessoas continuam cantando canções sobre as rosas. "Por que elas não cantam canções sobre notas de cem dólares?"
Osho em A jornada de Ser humano.

***
O real é sempre o Todo, a totalidade. Qualquer parte, divisão, fração, separação é que é irreal, não tem existência em si mesmo, é uma criação da mente.
Osho, neste belo texto nos aponta justamente isso. 

A visão total é que precisa permanecer, pois a mente tem sempre a tendência a cair na fração, na divisão, no ponto... e perder a visão do todo.
É por isso que tanto o 'sim' , como o 'não', tanto o 'tudo' como o 'nada' se equivalem. Pela visão oriental é o eti eti ( isso e aquilo ) ou neti neti ( nem isso nem aquilo). 
Ou partimos do princípio que tudo é vazio, e não tem existência em si mesmo, logo, nada é real, nada tem importância; ou partimos do princípio que tudo é uma projeção dessa consciência que se manifesta nas infinitas formas, tudo é importante, já que tudo é Deus, existência, absoluto manifesto.

As duas visões são perfeitas, e digo mais, interdependentes, já que ambas estão além das explicações da mente. 

A rosa pode ser apenas um conceito, um pensamento... sem nenhum significado real...
Ou a rosa pode ser a maravilha das maravilhas acontecendo, se banhando de perfume no orvalho da manhã... depende de você...
Namastê
AmidhaPrem 

Comentários