Mente Cósmica - Ramana Maharshi


"Ramana Maharshi: Não existe uma entidade chamada mente. Por causa do aparecimento dos pensamentos conjecturamos que deve haver alguma coisa da qual eles tenham começado. 

Essa coisa denominamos a "mente". 
Quando sondamos para ver o que é aquilo, não encontramos nada igual a isso. 
Após ela ter desvanecido, encontraremos a paz eterna. As faculdades de raciocínio ou de discernimento são meros nomes. Sejam o ego, a mente ou o intelecto, é tudo igual.

De quem é a mente? De quem é o intelecto? Do ego. O ego é real? Não. Confundimos o ego e o chamamos de intelecto ou mente. (...)

Participante : Como fazer para parar a mente?

Ramana Maharshi: Quer um ladrão pegar um ladrão? Quer a mente encontrar a si própria? A mente não pode buscar a mente. Você andava ignorando o que é Real e guardou na mente aquilo que é irreal, inclusive procurando saber o que ela é. Existia a mente enquanto você dormia? Não. Não existia. Agora ela está aqui. Por isso é impermanente. 
Pode a mente ser encontrada por você? A mente não é você. Por ter pensado ser a mente, por isso me pergunta de que modo examiná-la. Se ela estivesse aí agora, poderia ser examinada. Mas ela 
não está. 

Compreenda esta verdade através da busca. A busca da irrealidade é inútil.
Portanto, vá procurar a Realidade, ou seja, o SER. Esse é o meio para superar a
mente. Existe só uma coisa Real. As outras são meras aparências. Diversidade não é a Natureza d'Aquela. Estamos lendo as letras impressas no papel, contudo, ignoramos qual é a substância (background) dele. O mesmo se dá com você, que absorve as manifestações da mente e não toma conhecimento do fundo (background) delas.
De quem é a culpa? A essência da mente é apenas conhecimento, ou a conscientização. Quando o ego, seja por que meio for, dominar a mente, ela
funcionará como razoamento, pensamento abstrato ou faculdade sensorial. 
A Mente Cósmica, não sendo limitada ao ego e não tendo nada separado dela, permanece pura Consciência. É isso que a Bíblia entende por "EU SOU O QUE SOU"."
Ramanha Maharshi em A Imortalidade Consciente

Comentários