Palavras, palavras, palavras - Osho


"As palavras são importantes. Algumas vezes a mudança de uma pequena palavra, substituindo uma outra palavra, pode mudar toda a sua vida,
...porque palavras não são apenas palavras. 


Elas têm disposições de ânimo, climas próprios. Quando uma palavra se aloja em você, ela traz um clima diferente à sua mente, uma abordagem diferente, uma visão diferente. Chame a mesma coisa de um nome diferente e veja: algo fica imediatamente diferente.(...)

Há palavras de sentimento e há palavras intelectuais.

Cada vez mais abandone as palavras intelectuais. Use cada vez mais palavras de sentimento. Há palavras políticas e palavras religiosas. Abandone as palavras políticas. 

Há palavras que imediatamente criam conflito. No momento em que você as pronuncia, surge a argumentação. 

Assim, nunca use a linguagem lógica, argumentativa. Use a linguagem do afeto, do carinho, do amor, de modo que não surja nenhuma discussão.

Se você começar a ficar consciente disso, perceberá uma imensa mudança surgindo. Se você estiver um pouco alerta na vida, muitas infelicidades poderão ser evitadas. 

Uma única palavra pronunciada na inconsciência pode criar uma longa corrente de aflição. Uma leve diferença, apenas uma virada muito pequena, e isso faz uma enorme mudança. Você deveria ser muito cuidadoso e usar as palavras quando for absolutamente necessário. 

Evite palavras contaminadas. . Use palavras novas, livres de controvérsias, que não provoquem argumentos, discussões, mas que apenas expressem seus sentimentos.

Se puder tornar-se um profundo conhecedor das palavras, toda a sua vida será diferente.

As suas relações serão diferentes, porque noventa e nove por cento de uma relação dá-se através de palavras e gestos.

Se uma palavra causa sofrimento, raiva, conflitos, discussões, deixe-a de lado.

Qual o sentido em usá-la? Substitua essa palavra por algo melhor: pelo silêncio.
Depois do silêncio, há o canto, a .poesia, o amor..."

Osho em A Rose is a Rose is a Rose is a Rose

Comentários

Postar um comentário