Sobre a resistência à meditação - Osho



"Pergunta: Sinto muita resistência à meditação, e não tenho esse desejo por Deus de que você fala. Será que este é o meu lugar?

Osho: Se você sente muita resistência à meditação, isso mostra simplesmente que, no fundo, você está alerta quanto a algo que pode acontecer e mudar sua vida. Você tem medo de renascer. Investiu muito nos velhos hábitos, na velha personalidade, na velha identidade.
Meditar nada mais é do que tentar limpar o seu ser, tentar se tornar novo  jovem, tentar ficar mais vivo e  mais alerta. Se você tem medo da meditação, é porque tem medo da vida, tem medo da percepção, e a resistência surge porque você sabe que, se entrar em meditação, alguma coisa vai acontecer. Se não tem a menor resistência, talvez não leve a meditação muito a sério, não a encare com muita sinceridade. Então você pode brincar à vontade. O que há para temer?

É justamente por causa dessa resistência que você pode dizer que está no lugar certo. Este é exatamente o lugar certo para você. A resistência mostra que alguma coisa vaia acontecer. Nunca se resiste a algo sem uma causa.

Você deve estar vivendo uma vida muito morna. Tem medo de que algo se torne vivo, de que algo mude. Você resiste. A resistência é uma indicação, é um sinal bastante claro de que você tem suprimido muita coisa. Na meditação, essa supressão vem à tona, é liberada. Você também gostaria de ser libertado do fardo, mas investiu muito nele.

Por exemplo, talvez você carregue pedregulhos nas mãos pensando que são diamantes; e eu lhe digo: "Limpe-se. Solte esses pedregulhos. Eles se tornam um fardo e você não consegue se mexer por causa deles." E o pior é que não são diamantes. Olhe-os de novo. Se fossem diamantes você estaria feliz. Se fossem diamantes, você não teria me procurado. Não haveria necessidade. Se você veio aqui, é porque está em busca. Você pode dizer que não está interessado em Deus - eu também não estou interessado em Deus, - mas interessado em si mesmo. Está? Esqueça Deus. Se tiver interessado em si mesmo, então está no lugar certo. Se estiver interessado em seu ser, em sua totalidade, então esqueça Deus - pois ao desabrochar, você saberá o que é Deus. Quando sua fragrância for liberada, você saberá o que é Deus.
Deus é o supremo desabrochar, o supremo florescer; seu destino cumprido, é Deus."
Osho em A música mais antiga do Universo

Comentários