Sobre o stress e a infelicidade - Osho


"Quando há muita correria, correria pra lá e pra cá, o homem torna-se infeliz. Felicidade existe só em repouso completo. 

Você corre aqui e ali em busca da felicidade, mas sua aritmética está errada, seus cálculos estão com defeito. 

Você acha que vai encontrar a felicidade através da correria de de cá para lá, mas no final, fazendo tudo isso, só faz você infeliz. O resultado final de toda essa corrida é sobre infelicidade. 

Quanto mais você corre, mais miserável você vai sentir-se. 

A felicidade é um momento de descanso, quando não há mais correria, quando você está apenas em repouso, quando você está simplesmente lá onde você estiver, quando você não se mover até mesmo uma polegada. E então, nesse momento de descanso, não há felicidade, não há nada, mas a felicidade.

Medite sobre isso.
A intensidade do seu movimento, da a medida do quanto você está se privado da felicidade. E quanto mais você continuar correndo, mais e mais infeliz você se torna. 

A felicidade pode ser encontrada ao parar. 

E parada é a meditação, oração, adoração. Parar significa não ter nenhuma ideia ou qualquer pensamento do futuro. Enquanto você permanecer sonhando com o futuro a sua corrida vai continuar.

O momento presente é tudo, então por que correr? Onde você vai chegar nessa correria? Não há lugar para onde correr atrás, nem tempo para se fazer isso. Existência é comemorada neste exato momento e você é abstraído dele. Por isso você é tão infeliz.

E você é infeliz porque você está correndo. 

 Se você espera que a felicidade venha até você amanhã você não receberá nada além de miséria. 

Por que você não recebe a sua felicidade hoje? – Ele já está presente. 
Por favor, pare por um tempo. 
Está faltando a felicidade por causa de sua correria, e por disso você não tem tempo livre, sem tempo livre para curtir a felicidade."
Osho em Meditações para a noite

Comentários